Governo Trump recua sobre acusação de que Maduro chefiava cartel de drogas
Governo Trump recua sobre acusação de que Maduro chefiava cartel de drogas
O governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, recuou da acusação de que o presidente da Venezuela Nicolás Maduro supostamente lideraria o Cartel de Los Soles e também voltou atrás sobre a existência do grupo em uma versão reescrita da acusação judicial que o Departamento de Justiça norte-americano move contra Maduro.
O movimento representa uma mudança na linguagem usada pelo governo Trump contra Maduro e sobre o suposto cartel de drogas venezuelano. A informação é do jornal norte-americano “The New York Times”.
Maduro, que antes era acusado de ser “chefe de uma organização terrorista narcotraficante”, passou a ser culpado de “participar, proteger e perpetuar uma cultura de corrupção de enriquecimento a partir do tráfico de drogas” e de lucrar com isso, segundo o novo documento do Departamento de Justiça. Ele responderá a quatro acusações relacionadas ao narcoterrorismo.

Ao longo do ano passado, os Estados Unidos afirmaram que o Cartel de Los Soles é um cartel de drogas liderado por Maduro em meio à escalada de tensões e militar que protagonizou contra o regime venezuelano. A escalada culminou em uma operação militar em Caracas para o sequestro de Maduro e sua esposa, Cilia Flores, no último sábado (3).
Novas acusações do governo Trump
Na nova versão da acusação judicial que o Departamento de Justiça norte-americano move contra Maduro, o Cartel de Los Soles passou a ser caracterizado como um termo guarda-chuva para o narcotráfico regido pela elite venezuelana.
“O réu, Nicolás Maduro Moros — assim como o ex-presidente Chávez antes dele — participa, perpetua e protege uma cultura de corrupção na qual as elites poderosas da Venezuela se enriquecem por meio do tráfico de drogas e da proteção de seus parceiros traficantes. Os lucros dessa atividade ilegal fluem para oficiais civis, militares e de inteligência corruptos de diferentes níveis, que operam em um sistema de clientelismo comandado pelos que estão no topo — conhecido como Cartel de Los Soles ou Cartel do Sol, em referência ao símbolo do sol afixado nos uniformes de oficiais militares venezuelanos de alta patente”, afirmou o Departamento de Justiça.
Especialistas já questionavam a existência do Cartel de Los Soles por não ter hierarquia definida e se tratar de uma “rede de redes” que facilita o tráfico de drogas e lucra a partir dele. O grupo é composto de membros das mais diversas patentes militares e estratos políticos da Venezuela.
Maduro foi formalmente acusado de narcoterrorismo em audiência em Nova York na segunda-feira, na qual ele se declarou inocente e disse ser um “prisioneiro de guerra”. Ele responderá por: Conspiração para o narcoterrorismo; Conspiração para o tráfico de cocaína; Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos; Conspiração para posse de metralhadores para uso pelo narcotráfico.
https://iclnoticias.com.br/governo-trump-recua-sobre-acusacao-maduro/
