Governo Trump recua sobre acusação de que Maduro chefiava cartel de drogas

 


Governo Trump recua sobre acusação de que Maduro chefiava cartel de drogas

Movimento representa uma mudança na linguagem usada pelo governo Trump contra Maduro
06/01/2026 | 14h41 

O governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, recuou da acusação de que o presidente da Venezuela Nicolás Maduro supostamente lideraria o Cartel de Los Soles e também voltou atrás sobre a existência do grupo em uma versão reescrita da acusação judicial que o Departamento de Justiça norte-americano move contra Maduro.

O movimento representa uma mudança na linguagem usada pelo governo Trump contra Maduro e sobre o suposto cartel de drogas venezuelano. A informação é do  jornal norte-americano “The New York Times”.

Maduro, que antes era acusado de ser “chefe de uma organização terrorista narcotraficante”, passou a ser culpado de “participar, proteger e perpetuar uma cultura de corrupção de enriquecimento a partir do tráfico de drogas” e de lucrar com isso, segundo o novo documento do Departamento de Justiça. Ele responderá a quatro acusações relacionadas ao narcoterrorismo.

Governo Trump recua sobre acusação de que Maduro chefiava cartel de drogas
Governo Trump recua sobre acusação de que Maduro chefiava cartel de drogas

Ao longo do ano passado, os Estados Unidos afirmaram que o Cartel de Los Soles é um cartel de drogas liderado por Maduro em meio à escalada de tensões e militar que protagonizou contra o regime venezuelano. A escalada culminou em uma operação militar em Caracas para o sequestro de Maduro e sua esposa, Cilia Flores, no último sábado (3).

Novas acusações do governo Trump

Na nova versão da acusação judicial que o Departamento de Justiça norte-americano move contra Maduro, o Cartel de Los Soles passou a ser caracterizado como um termo guarda-chuva para o narcotráfico regido pela elite venezuelana.

“O réu, Nicolás Maduro Moros — assim como o ex-presidente Chávez antes dele — participa, perpetua e protege uma cultura de corrupção na qual as elites poderosas da Venezuela se enriquecem por meio do tráfico de drogas e da proteção de seus parceiros traficantes. Os lucros dessa atividade ilegal fluem para oficiais civis, militares e de inteligência corruptos de diferentes níveis, que operam em um sistema de clientelismo comandado pelos que estão no topo — conhecido como Cartel de Los Soles ou Cartel do Sol, em referência ao símbolo do sol afixado nos uniformes de oficiais militares venezuelanos de alta patente”, afirmou o Departamento de Justiça.

Especialistas já questionavam a existência do Cartel de Los Soles por não ter hierarquia definida e se tratar de uma “rede de redes” que facilita o tráfico de drogas e lucra a partir dele. O grupo é composto de membros das mais diversas patentes militares e estratos políticos da Venezuela.

Maduro foi formalmente acusado de narcoterrorismo em audiência em Nova York na segunda-feira, na qual ele se declarou inocente e disse ser um “prisioneiro de guerra”. Ele responderá por: Conspiração para o narcoterrorismo; Conspiração para o tráfico de cocaína; Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos; Conspiração para posse de metralhadores para uso pelo narcotráfico. 

https://iclnoticias.com.br/governo-trump-recua-sobre-acusacao-maduro/

Postagens mais visitadas deste blog

RICOS, PAGUEM A CONTA!