Facções como PCC e CV tentam libertar poucos presos de cada vez. O Congresso quer fazer melhor: quer soltar todos de uma única vez!
Facções como PCC e CV tentam libertar poucos presos de cada vez. O Congresso quer fazer melhor: ao mexer na dosimetria das penas para salvar golpistas, pode soltar gente condenada por crimes com violência, grave ameaça, crimes sexuais e lavagem de dinheiro.
Tudo de uma vez.
Sob o discurso de “beneficiar peixes pequenos”, o PL da Dosimetria tem alvo claro: Jair Bolsonaro, generais e articuladores da tentativa de golpe. O coração do projeto não é justiça, é encurtar prisão — inclusive de quem colocou vidas em risco.
Protestos hoje me todo o país contra o PL da Dosimetria não pedem vingança. Pedem limite. Pedem que a lei penal não vire moeda de troca para resolver o problema jurídico de um ex-presidente condenado. O mais irônico é que mesma gente que relativiza golpe aplaude bala nas costas de quem furta carne por fome. Dosimetria só virou pauta quando atingiu os poderosos. Para pobres e negros, a pena segue máxima, às vezes, informalmente, até de morte.
