Zelensky chega ao Japão com o objetivo de pressionar Lula a apoiar visão anti-Rússia

Além de pressionar o Brasil, o presidente ucraniano também tentará obter a adesão da Índia às suas posições


Zelensky e Lula
Zelensky e Lula (Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko | Ricardo Stuckert)

247 – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou ao Japão na tarde de sábado com um objetivo fundamental: conversar pessoalmente com líderes de países como Brasil e Índia, que adotaram uma posição mais neutra em relação à guerra na Ucrânia. Zelensky fez uma viagem de quase 9.000 km (5.600 milhas) até Hiroshima em um jato militar francês vindo da Arábia Saudita, onde participou de uma reunião da Liga Árabe. Embora ele esteja se juntando a uma cúpula do Grupo dos Sete, seu interesse maior é encontrar outros líderes convidados provenientes do que é frequentemente chamado de Sul Global, informa a Bloomberg.

Durante a cúpula do G-7, que reúne os líderes das principais economias mundiais, Zelensky espera ter a oportunidade de estabelecer diálogos com chefes de Estado e de governo de países do Sul Global. Essa busca por encontros pessoais visa principalmente fortalecer laços diplomáticos e buscar apoio internacional para enfrentar a invasão russa em seu país.

A presença de líderes de países como Brasil e Índia, que têm adotado uma postura mais neutra em relação ao conflito entre Ucrânia e Rússia, representa uma oportunidade para Zelensky expor sua visão sobre a situação e buscar apoio em fóruns internacionais. A Ucrânia tem enfrentado sérias tensões com a Rússia, desde a anexação da Crimeia em 2014 e o subsequente conflito no leste ucraniano. 

https://www.brasil247.com/mundo/zelensky-chega-ao-japao-com-o-objetivo-de-pressionar-lula-a-apoiar-visao-anti-russia

Postagens mais visitadas deste blog