Morre, aos 95 anos, o papa emérito Bento XVI
atualizado 31/12/2022 7:27
Bento XVI se encontrava em estado grave em um convento no Vaticano. Papa Francisco havia pedido orações ao fiéis
Fiéis poderão se despedir de Bento XVI a partir de segunda | Metrópoles

Após o anúncio da morte do papa emérito Bento XVI, o Vaticano começa a se preparar para os rituais de velório e enterro. O pontífice, que renunciou em 2013, morreu às 9h34 deste sábado (31/12, horário da Itália), no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.
Uma das primeiras informações a chegar para o público foi a de que o corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira (2/1). O mais provável é que o funeral aconteça em 5 de janeiro. Ainda não se sabe se durará nove dias, como é comum com papas.
O próximo passo é decidir quem presidirá o funeral solene de Bento XVI. O mais provável é que seja o próprio papa Francisco. Os protocolos ainda não são conhecidos por se tratar de uma situação inédita. Afinal, é a primeira vez, em 600 anos, que há dois papas.

Papa Bento XVI em conversa com o padre João Scognamiglio Clá DiasDivulgação

Bento XVI foi eleito em 2005, para suceder João Paulo IIGrzegorz GalazkaArchivio Grzegorz GalazkaMondadori via Getty Images

O papa Bento XVI veio ao Brasil, em 2007CityFiles/WireImage

O papa emérito renunciou ao cargo em 2013 e foi substituído pelo papa FranciscoGetty Images

Ele teve um papado envolto em polêmica, mas nega qualquer alegação de que tivesse conhecimento sobre supostos abusos na Igreja CatólicaGettyImages

Papa Bento XVI em conversa com o padre João Scognamiglio Clá DiasDivulgação

Bento XVI foi eleito em 2005, para suceder João Paulo IIGrzegorz GalazkaArchivio Grzegorz GalazkaMondadori via Getty Images
O liturgista padre Claudio Magnoli, consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, foi ouvido pelo site Adnkronos. “Do ponto de vista litúrgico, o ritual que está previsto para o funeral dos papas será essencialmente usado, já que estamos falando de um papa”, explica. Então, o decano dos cardeais presidiria o funeral. Mas como há um papa vivo, Jorge Bergoglio faria esse papel.
Isso depende muito da própria condição física de Francisco, que tem sofrido muito com problemas nos joelhos.
Até a vestimenta é alvo de discussão. “Como Joseph Ratzinger não renunciou à túnica branca nem mesmo nesses quase 10 anos como papa emérito, ele poderia decidir manter as vestes pontifícias”, arrisca Claudio Magnoli.
Em 2020, Bento XVI falou sobre o lugar que queria ser enterrado. Ele escolheu o túmulo que pertenceu a João Paulo II, na cripta de São Pedro. O local está vazio porque os restos mortais de Karol Wojtyla foram transferidos para uma capela perto da Pietà de Michelangelo, após sua canonização.
https://www.metropoles.com/mundo/morre-aos-95-anos-o-papa-emerito-bento-xvi