Morre, aos 95 anos, o papa emérito Bento XVI

Leonardo Meireles

 atualizado 31/12/2022 7:27

Bento XVI se encontrava em estado grave em um convento no Vaticano. Papa Francisco havia pedido orações ao fiéis

Fiéis poderão se despedir de Bento XVI a partir de segunda | Metrópoles

Papa bento XVI abraçando crianças - Metrópoles
Franco Origlia/Getty Images


Após o anúncio da morte do papa emérito Bento XVI, o Vaticano começa a se preparar para os rituais de velório e enterro. O pontífice, que renunciou em 2013, morreu às 9h34 deste sábado (31/12, horário da Itália), no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Uma das primeiras informações a chegar para o público foi a de que o corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira (2/1). O mais provável é que o funeral aconteça em 5 de janeiro. Ainda não se sabe se durará nove dias, como é comum com papas.

O próximo passo é decidir quem presidirá o funeral solene de Bento XVI. O mais provável é que seja o próprio papa Francisco. Os protocolos ainda não são conhecidos por se tratar de uma situação inédita. Afinal, é a primeira vez, em 600 anos, que há dois papas.

Papa Bento XVI em conversa com o padre João Scognamiglio Clá DiasDivulgação

Papa emérito Bento XVI

Bento XVI foi eleito em 2005, para suceder João Paulo IIGrzegorz GalazkaArchivio Grzegorz GalazkaMondadori via Getty Images

Papa, Lula e Marisa no estádio do pacaembu, em 2007 - Metrópoles

O papa Bento XVI veio ao Brasil, em 2007CityFiles/WireImage


O papa emérito, de 94 anos, abandonou o cargo em 2013 e foi substituído pelo papa Francisco

O papa emérito renunciou ao cargo em 2013 e foi substituído pelo papa FranciscoGetty Images

Papa Bento XVI - metrópoles

Ele teve um papado envolto em polêmica, mas nega qualquer alegação de que tivesse conhecimento sobre supostos abusos na Igreja CatólicaGettyImages


Papa Bento XVI em conversa com o padre João Scognamiglio Clá DiasDivulgação

Papa emérito Bento XVI

Bento XVI foi eleito em 2005, para suceder João Paulo IIGrzegorz GalazkaArchivio Grzegorz GalazkaMondadori via Getty Images


O liturgista padre Claudio Magnoli, consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, foi ouvido pelo site Adnkronos. “Do ponto de vista litúrgico, o ritual que está previsto para o funeral dos papas será essencialmente usado, já que estamos falando de um papa”, explica. Então, o decano dos cardeais presidiria o funeral. Mas como há um papa vivo, Jorge Bergoglio faria esse papel.

Isso depende muito da própria condição física de Francisco, que tem sofrido muito com problemas nos joelhos.

Até a vestimenta é alvo de discussão. “Como Joseph Ratzinger não renunciou à túnica branca nem mesmo nesses quase 10 anos como papa emérito, ele poderia decidir manter as vestes pontifícias”, arrisca Claudio Magnoli.

Em 2020, Bento XVI falou sobre o lugar que queria ser enterrado. Ele escolheu o túmulo que pertenceu a João Paulo II, na cripta de São Pedro. O local está vazio porque os restos mortais de Karol Wojtyla foram transferidos para uma capela perto da Pietà de Michelangelo, após sua canonização. 

https://www.metropoles.com/mundo/morre-aos-95-anos-o-papa-emerito-bento-xvi

Postagens mais visitadas deste blog