Mogi lidera com maior número de 'gatos' de energia no Alto Tietê em 2021 - De acordo com a EDP, o município teve 1.484 irregularidades identificadas, o que resultou em 5.620 Megawatts-hora (MWh) de energia recuperada.
Por g1 Mogi das Cruzes e Suzano
Mogi das Cruzes é a cidade que registrou o maior número de 'gatos' - ligações clandestinas - de energia elétrica no Alto Tietê ao longo de 2021. Ao todo, 1.484 irregularidades foram identificadas.
O dado é da EDP, distribuidora de energia, e considera as oito cidades atendidas na região. Juntas, as ligações resultaram em 5.256 Megawatts-hora (MWh) de energia recuperada no município.
Nas ações feitas em toda região, a EDP recuperou 21.246 Megawatts-hora (MWh), o suficiente para abastecer a cidade de Poá.
Logo atrás de Mogi está Itaquaquecetuba, com 1.224 fraudes de energia detectadas pela distribuidora, e Suzano que registrou 689 'gatos'.
Fraudes de energia encontradas no Alto Tietê por município
O responsável pelo "gato" é convidado a participar da apuração da energia furtada junto aos técnicos especialistas da empresa e, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é feita a cobrança de todo o valor não faturado durante o período.
A EDP ressalta que o furto de energia, além de perigoso, contribui para tornar a conta de luz mais cara para os consumidores, já que a quantidade de energia perdida por fraude e os custos para identificar as irregularidades são levados em consideração pela Aneel para estabelecer o valor da tarifa de energia para cada área de concessão.
Além do impacto financeiro, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidor. O Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, prevê que o furto de energia é crime e passível de multa e prisão de um a quatro anos para o infrator.
Como denunciar
A Distribuidora disponibiliza os seguintes canais de atendimento para denunciar ligações irregulares:
No site EDP Online;
Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android, iOS e Windows Phone);
Agências de atendimento (o endereço de cada ponto pode ser encontrado no site EDP Online);
Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).
De acordo com a EDP, o sigilo da denúncia é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/02/20/mogi-lidera-com-maior-numero-de-gatos-de-energia-no-alto-tiete-em-2021.ghtml