Itamaraty admite que não tem como retirar brasileiros da Ucrânia
Redação
A entrevista concedida há pouco pelo Itamaraty à imprensa coroou a falta de organização do governo brasileiro no conflito que está sendo previsto há semanas. As autoridades do Brasil não têm como retirar ninguém da Ucrânia. Pediram que os interessados em deixar o país desloquem-se pelos próprios meios e busquem ajuda em embaixadas na Polônia e Moldávia.
“A embaixada do Brasil não tem condições de fazer operação de resgate”, disse Leonardo Gorgulho, secretário de comunicação do Itamaraty, à imprensa – o chanceler Carlos França nem sequer deu as caras na coletiva com jornalistas.
Especificamente aos brasileiros que moram no leste ucraniano, onde estão concentradas as principais zonas de combate, o Itamaraty solicitou que deixem a região.“Os trens ainda estão funcionando”, disse Gorgulho.
Há 10 dias, embaixador brasileiro em Kiev duvidava da invasão russa e dizia que a situação na Ucrânia era “plenamente tranquila” e que a via seguia normalmente, exceto pelo stress causado pelas notícias da imprensa sobre a invasão.
https://obastidor.com.br/politica/itamaraty-admite-que-nao-tem-como-retirar-brasileiros-da-ucrania-2781