Suzano receberá 35 mil testes para identificar coronavírus

A Prefeitura de Suzano vai receber 35 mil testes rápidos para identificação do coronavírus (exame PCR), que serão ofertados à população suzanense durante o período da pandemia.
Nicolas Takada*
O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) durante a visita técnica da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Vereador Marsal Rosa Neto, na Vila Amorim, em frente à Praça da Bíblia.
De acordo com o prefeito, a aquisição dos testes veio de uma parceria entre o Executivo e os deputados federais e estaduais do Partido Liberal, que conseguiram intermediar os envios do Estado e da União para o município. "Nós iremos fazer uma grande testagem, que será uma das maiores da região. Estes 35 mil testes serão mais do que os 10% da população de suzano, tendo um padrão até de outros países", disse.
Os números apresentados pelo prefeito compreendem os envios do governo do Estado e do Ministério da Saúde. 
O total dos lotes fica em torno de 30 mil testes enviados, já os outros 5 mil serão adquiridos por meio de uma compra feita pelo próprio município.
A realização da testagem ainda será definida pela Secretaria de Saúde. Segundo o secretário Luis Cláudio Rocha Guillaumon, o planejamento da ação começou na semana passada, antes mesmo do recebimento dos testes da União, para acelerar o nível de verificação no município.
"O provável caminho dos testes será para as pessoas que apresentam algum sintoma ou tiveram contato com alguém positivo, realizando a testagem em massa, com vários focos na cidade, incluindo o sistema drive in", apontou Ashiuchi.
Durante a visita, o prefeito confirmou a abertura do Hospital Auxiliar das Clínicas de Suzano, nesta terça-feira, aos pacientes de Covid-19. A unidade terá dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de enfermaria.
Com a entrega do HC de Suzano, a ideia inicial de transformar a USF da Vila Amorim em mais um ponto auxiliar do tratamento do coronavírus será suspensa. A unidade, que começa a funcionar no dia 8 de julho, teve um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão, sendo R$ 733 mil provenientes de emendas parlamentares.
O local possui 31 salas e vários setores para atender as diversas especialidades de saúde. De acordo com a Prefeitura, o posto tem um público-alvo de 15 mil pessoas da Vila Amorim, Vila Urupês e de outros bairros próximos.
Estiveram presentes no evento o deputado estadual André do Prado (PL), o deputado federal Marcio Alvino (PL) e o presidente da Câmara e pai do ex-vereador homenageado, Joaquim Antonio da Rosa Neto (PL), e toda a sua família.
*Texto supervisionado pelo editor.

Obras em andamento

Durante a visita, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) aproveitou para reportar novas obras para o município. 

De acordo com ele, nos próximos dias serão concluídas a reforma e ampliação do Pronto-Socorro Municipal (PS), da Vila Figueira, e iniciado o Pronto Atendimento (PA) no bairro Boa Vista.

Além dessas obras, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) será implantada no bairro do Monte Cristo, ainda sem data prevista para começar. 

Segundo Ashiuchi, é a sétima unidade de saúde implantada durante sua gestão, de uma lista que inclui a da Vila Amorim (que será inaugurada no dia 8 de julho) e também a do Jardim Brasil, entregue no ano retrasado.

Para o prefeito, a saúde de Suzano ao longo destes três anos e meio bateu vários recordes, proporcionando serviços que agregam e beneficiam a vida do suzanense. 

"Nós não chegamos ainda na saúde perfeita, mas é inegável a caminhada que a saúde municipal vem dando aqui na cidade de Suzano", afirmou. (N.T.)

Postagens mais visitadas deste blog