Corregedor nacional de Justiça diz que viu 'ataque' a Gilmar e ao Judiciário em áudio Mensagem atribuída ao juiz Glaucenir de Oliveira acusa o ministro de receber propina para beneficiar o casal Garotinho. À CBN, João Noronha afirmou que vai abrir processo para investigar a conduta do magistrado. -

Por Basília Rodrigues
 

Ministro João Otávio de Noronha STJ. Foto: Divulgação/ Sergio Amaral/STJ
O corregedor nacional de Justiça, João Otávio Noronha, afirmou à CBN que viu um ataque contra o ministro Gilmar Mendes e o Judiciário como um todo no áudio atribuído ao juiz Glaucenir de Oliveira, em que ele acusa Mendes de receber uma mala grande de propina para beneficiar o casal Garotinho. 

O juiz, que é da Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, foi responsável pela prisão de Antony Garotinho. Nos últimos dias, porém, Gilmar Mendes, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, livrou o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, da cadeia e também suspendeu o uso da tornozeleira eletrônica de Rosinha Garotinho. 

O próprio ministro pediu providências à Corregedoria e a Polícia Federal, e as duas instituições informaram que vão abrir processo para apurar a origem da gravação. O corregedor disse que em janeiro, com o fim do recesso judiciário, vai pedir esclarecimentos ao juiz.
'Vamos solicitar informações do juiz quanto ao conteúdo do áudio porque, em princípio, há um ataque não só à figura de um ministro do Supremo, que foi atacado em sua honra, como também ao próprio Supremo, quando ele fala da omissão dos demais membros. E repete aquela frase do (ex-presidente) Lula. Então, ele tem que explicar o que quer dizer com isso tudo', disse.

Se o corregedor entender que há elementos para prosseguir com o caso, ele pode propor ao plenário do CNJ a abertura de um processo administrativo que pode resultar em advertência, censura ou aposentadoria compulsória do juiz. 

O magistrado teria gravado a mensagem em áudio e enviado para um grupo pessoal de juízes; o áudio, no entanto, vazou. 

No áudio, a pessoa afirma ‘somos juízes de raiz, temos honra na toga. 
Virar palhaço de circo de Gilmar não dá’. O áudio diz também que recebeu informações de que o ministro Gilmar Mendes recebeu uma "quantia alta" para impedir que fossem aplicadas medidas contra o casal Garotinho.

'A gente, na verdade, é um soldado na linha de frente, leva pedrada, leva tiro. Enquanto o grande general desse poder Judiciário, que ele agora parece que é o dono do poder, mela o trabalho sério que a gente faz com sarcasmo, com falta de vergonha. 

E, segundo os comentários que eu ouvi hoje, comentários sérios de pessoas lá de dentro: a mala foi grande. Para certas coisas, parece que a Justiça apodreceu. Não sei até onde nós vamos', afirmou.
Diretamente beneficiados por decisões do ministro, Anthony e Rosinha Garotinho afirmaram que vão pedir perícia para confirmar se a voz da gravação é do juiz e pedir um novo processo criminal contra o magistrado. No ano passado, Glaucenir de Oliveira afirmou que o ex-governador do Rio tentou suborná-lo por meio de intermediários.

Postagens mais visitadas deste blog