Mogi das Cruzes - Novo portal registra 20.747 acessos no primeiro dia e Carta de Serviços lidera procura

O novo portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Carta Serviços, lançados na terça-feira, dia 31, tiveram 20.747 acessos nas primeiras 24 horas de funcionamento. A lista de serviços oferecidos pela Carta foi a área mais acessada pelos internautas.

A medição foi feita entre as 11 horas de terça e as 11 horas desta quarta. No total, 14.683 pessoas entraram no portal e cada uma delas ficou uma média de 4 minutos e 35 segundos navegando. Quatro páginas foram vistas, em média, por internauta.

Dentro da Carta de Serviços, os tópicos mais procurados foram vagas de emprego, nota fiscal eletrônica, cursos oferecidos pelo Crescer, como tirar segunda via do IPTU, informações sobre o Semae e concursos públicos.

Nas primeiras horas após o lançamento do novo portal, na terça-feira, a média de acessos simultâneos chegou a dobrar, passando de 140 para 280. Este número representa a quantidade de pessoas conectadas ao site, lendo notícias ou utilizando algum tipo de serviço.

Por causa do aumento da demanda, em alguns momentos do dia o portal apresentou lentidão. Mas, durante a terça, o número médio de acessos voltou ao normal, assim como o carregamento das páginas.

Foco no cidadão
O novo portal foi montado pensando no cidadão. Na Carta de Serviços estão reunidas todos as opções de serviços oferecidos pela Prefeitura, como emissão de notas fiscais para microempreendedores individuais, emissão da segunda via de contas do Semae, informações sobre IPTU, guias para recolhimento de taxas e impostos, solicitação de cartões de estacionamento preferencial, serviços para escritórios, entre outros.

São 540 opções de serviços públicos e 470 unidades municipais com localização exata no mapa, como escolas, postos de saúde, equipamentos de cultura, lazer e esporte, entre outros. Além disso, cada usuário agora pode personalizar a página da Prefeitura, fazendo uma lista com até dez serviços mais utilizados.

Na página de Transparência, estão reunidas e disponíveis para consulta todas as informações relativas a contratos, receitas e despesas municipais, relatórios da gestão fiscal, balanços, bem como informações sobre compras e convênios.

O cidadão tem à disposição ainda matérias com informações sobre serviços, acontecimentos e eventos culturais. 

O novo portal aposta em mais vídeos e tem um desenho que privilegia os ícones e a padronização de cores, para facilitar a identificação dos serviços.

O trabalho teve custo zero para a cidade, pois foi desenvolvido por funcionários de várias secretarias, como Ouvidoria Geral, Coordenadoria de Comunicação Social e Departamento de Recursos de Tecnologia da Informação (DRTI). Além disso, servidores de todas as pastas ajudaram a fornecer o conteúdo.

Em 2016, o site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br) teve 3,5 milhões de acessos e foi visitado por 1,1 milhão de pessoas. (Marco Aurélio Sobreiro)

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