Prefeitura de Itaquá vai intensificar ações de combate a Dengue


A partir deste sábado (04 de fevereiro), a Prefeitura de Itaquaquecetuba irá intensificar o trabalho do município no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os agentes comunitários de saúde do município passarão de casa em casa realizando vistorias e orientando a população sobre os riscos de deixar água parada. Os trabalhos serão realizados sempre aos sábados das 9h às 13h.

Durante os mutirões, os servidores também visitarão os comércios para fazer as orientações, distribuírem panfletos e verificarem a existência de possíveis criadouros do mosquito, assim como é feito nas residências. 

É importante destacar que durante as vistorias todos os agentes estão identificados com camisetas e crachás.

A Secretaria de Saúde também tem promovido diversas palestras e oficinas educativas nas escolas, nos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), bem como encontros com lideranças comunitárias para falar sobre o assunto.

As mobilizações além de impedir a proliferação do mosquito, têm como foco chamar a atenção da população para o problema.

Em 2016, o município de Itaquaquecetuba registrou a suspeita 578 casos de dengue, no período de janeiro a dezembro. 

Desse total: 140 casos foram confirmados como autóctone (quando a contaminação acontece dentro do município) e 4 foram registrados como importados.  

No mesmo período em 2015, o número de casos suspeitos chegou 2.164. Na época 1.285 casos foram confirmados como autóctone e outros 16 importados.

“No ano passado conseguimos reduzir em mais de 90% os casos de dengue em relação a 2015. Conseguimos ampliar o nosso trabalho com visitas casa a casa e a contratação de agentes comunitários de saúde, que passaram por capacitação para cuidar desse assunto e orientar a população. 

Vamos reforçar ainda mais este trabalho para que tenhamos resultados ainda melhores, e também para a população não sofra com novos casos de dengue em nosso município”, destacou o prefeito de Itaquaquecetuba, Dr. Mamoru Nakashima.

Até o momento nenhum caso de dengue foi registrado em 2017. Mas, segundo a Secretaria de Saúde, a participação e apoio da população para que os casos de dengue não voltem a subir é fundamental. Para isso a pasta informa que medidas simples devem ser adotadas no dia a dia.

 Por exemplo: lavar diariamente com bucha e sabão os recipientes de água dos animais; colocar areia nos pratinhos dos vasos ou então lavar pelo menos uma vez por semana os mesmos; manter a caixa d’água e ralos tampados, deixar as garrafas viradas para baixo, ou seja, impedir qualquer acúmulo de água parada.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog