Mogi das Cruzes - Cursos aprimoram prestação de serviços e atendimento ao público

 
Servidores públicos municipais que concluíram cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ministrados na Escola de Governo e Gestão de Mogi das Cruzes, receberão os certificados nesta quarta-feira (01/02). 

O prefeito Marcus Melo participará do evento, que será realizado a partir das 8h, no Auditório da Prefeitura. 

O objetivo da capacitação é qualificar os funcionários para a oferta de um serviço cada vez mais eficiente para todos os munícipes. Todos os cursos foram gratuitos.

Ao todo, 129 colaboradores participaram desta etapa de capacitação. A proposta de melhorar a prestação de serviços se reflete no interesse pelo curso Qualidade no Atendimento ao Cidadão, que foi o segundo mais procurado (45 alunos).

O objetivo foi desenvolver no servidor a capacidade de autoavaliação em seu atendimento, partindo do autoconhecimento e do conhecimento de seu cliente no setor público, identificando direitos, deveres e benefícios do comportamento adequado para um melhor desempenho pessoal e profissional.

Com 52 participantes, o curso Comunicação Escrita e Revisão Gramatical abordou conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais e profissionais necessárias para a comunicação escrita com clientes, internos ou externos, revisão gramatical e noções para a construção de textos formais e documentos, com qualidade e excelência.

Na área de informática, foram dois cursos. Um deles, Introdução à Informática – Windows e Office 2010, foi para quem tinha pouco ou nenhum conhecimento sobre o uso do computador. No conteúdo, informações de recursos básicos de aplicativos do pacote Office, além de conceitos de software e hardware, Windows, navegação e pesquisa na Internet.

O outro, Formação Office 2010 Professional, ensinou o servidor a usar as ferramentas da suíte de aplicativos Microsoft Office Professional 2010 de forma integrada.

Já o curso de Introdução ao Banco de Dados Oracle 11G foi específico para funcionários do Departamento de Tecnologia da Informação, e que integra o processo de modernização e migração para novas tecnologias do sistema de informação e gestão de dados da Prefeitura.

Aplicação
Funcionárias do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Raphaela Ferreira Sandim e Juliana Felisberto Silva destacam a melhoria que as aulas proporcionaram em suas rotinas de trabalho. “No curso, nos falaram muito sobre empatia, de colocar-se no lugar do outro. Já notei diferença na minha rotina. Quando uma pessoa chega aqui nervosa ou preocupada, hoje estou mais preparada para entendê-la”, avalia Juliana.

“Somos o primeiro contato que as pessoas têm com a Prefeitura, o cartão de visitas da administração. Por isso, é importante estarmos prontos para prestar um bom serviço”, afirma Raphaela. “O curso foi muito bom, pois a troca de experiência com funcionários de outros setores é importante”, conclui.

Escola de Governo proporciona capacitação profissional
A Escola de Governo Gestão, inaugurada em 10 de setembro de 2014, é um equipamento destinado à capacitação profissional dos servidores municipais, conselheiros municipais e organizações sociais parceiras. 

Para os meses de março e abril, mais 40 funcionários farão os cursos de Formação Office 2010 Professional e Introdução à Informática – Windows e Office 2010 (20 servidores em cada curso), também em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Entre os cursos já oferecidos estão os de especialização: pós-graduação em Gestão Pública (parceria com o Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG), já concluído, e pós-graduação em Gerente de Cidades (parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP), que está em andamento.

Em 2015, convênio com a Universidade de Braz Cubas (UBC) permitiu a concessão de 18 bolsas de estudo integrais em cursos de graduação na área de tecnologia (tecnólogo) e pós-graduação para servidores da Prefeitura, tanto na modalidade presencial como na educação a distância. 

Os cursos estão em andamento
No ano passado, parceria com a Faculdades Educatie ofereceu oito bolsas de graduação e uma de mestrado – em andamento no Polo Educacional do Colégio São Marcos
Também foram realizadas os treinamentos Responsabilidade Administrativa de Servidores e Gestores e Formação de Brigadistas, organizados pela Coordenadoria de Recursos Humanos. (Julio Nogueira)

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