EMTU realiza transferência das linhas intermunicipais do Alto Tietê

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que administra as linhas de ônibus intermunicipais da região do Alto Tietê, informou que o processo de transferência das linhas – que passarão a ser operadas pela Radial Transportes – está em fase de conclusão. Atualmente, os passageiros são atendidos pela CS Brasil. Na região, uma média de 113 mil pessoas circulam, diariamente, nas linhas de ônibus intermunicipais. A data exata para a finalização do processo não foi divulgada.
A EMTU esclareceu que a mudança levará em conta prioritariamente as necessidades de mobilidade dos usuários, que serão informados assim que o procedimento for finalizado. Até que seja feito, as linhas operadas pela CS Brasil respeitarão os intervalos entre partidas e itinerários divulgados no site da EMTU.
A empresa também divulgou que a ação da CS Brasil em sair do serviço do Consórcio Unileste está prevista no contrato de concessão. Isso é possível desde que a alteração da composição do Consórcio seja aprovada pelo poder concedente, no caso a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Ainda segundo eles, a Radial também faz parte do Consórcio, que tem frota de 386 veículos e opera 56 linhas na Área 4 de concessão, formada pelos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano.
A Radial Transporte disse que não recebeu oficialmente nenhuma notificação ou comunicação da EMTU e do Estado quanto a transferência das linhas para a concessionária. Por hora, a Radial assumiu a liderança do Consórcio Unileste.
A CS Brasil, concessionária que realiza o serviço até o momento, informou que por não concordar com a prorrogação do contrato, optou por se retirar do serviço e aguarda a conclusão do processo de transição pela EMTU. Em 29 de setembro estava previsto o encerramento do contrato de transporte público de passageiros que o Consórcio Unileste mantinha com a EMTU. Também, ressaltou que a concessionária tem operado, apenas, para que não haja prejuízo aos usuários do sistema de transporte público, a qual respeita os intervalos entre as partidas e itinerários previstos.

Postagens mais visitadas deste blog