SUZANO - Estabelecimento com parklet gera reclamações e elogios Estrutura que está instalada na rua Sete de Setembro foi aprovada em caráter experimental pela prefeitura

Um novo bar instalado na rua Sete de Setembro, no centro de Suzano, que apresenta uma extensão que ocupa parte da rua, tem gerado reclamações e dúvidas em Suzano. 
 
http://www.portalnews.com.br/
 
 
Uma espécie de floreira que delimita a área do estabelecimento, deixando livre apenas a calçada, foi instalada no local, fazendo com que pelas duas vagas de estacionamento fossem perdidas, caracterizando uma possível obstrução de via pública para comércio.
 
Nas redes sociais, alguns munícipes dividem opinião sobre a estrutura.
 
 Para alguns, apesar da calçada não estar obstruída, a circulação por ela fica comprometida nos horários em que o bar está funcionando.
 
Outros elogiaram a floreira, o que teria tornado o estabelecimento mais moderno e atraente.
 
Segundo a prefeitura, a estrutura instalada em frente ao bar, chamada de "área pública de lazer tipo parklet" foi autorizada pela "Secretaria de Assuntos Urbanos em caráter experimental por três meses, a contar da implantação do objeto". 
 
A pasta explicou que "se considera parklet a ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma sobre a área antes ocupada pela vaga de estacionamento da via, equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas".
 
A secretaria destacou que a área, "assim como os elementos nela instalados, serão plenamente acessíveis ao público, vedada, em qualquer hipótese, a utilização exclusiva por seu mantenedor". 
 
Entre as exigências para instalação de um parklet estão apresentação de projeto; não ocupar os passeios públicos; não ocupar as vias públicas além do estipulado, assim como não perfurá-la; apresentar sinalização da estrutura, inclusive com elementos refletivos; não apresentar qualquer tipo de produto na área do parklet; entre outros.
 
São Paulo
A utilização de parklets por bares e restaurantes é bastante comum na capital, onde sua instalação gerou muita dúvida e, inclusive, representações no Ministério Público, que cobrou respostas da prefeitura de São Paulo .
 
Entre os questionamentos repassados ao órgão está o fato de alguns estabelecimentos servirem bebidas e petiscos na área em questão, o que pode causar um constrangimento para quem não vai consumir, por exemplo.

Postagens mais visitadas deste blog