Pinacoteca de Mogi deve ser aberta no dia 24 de setembro Novo equipamento vai funcionar na sede da Secretaria de Cultura, com cerca de dez espaços expositivos

Em meio as comemorações dos 456 anos de fundação de Mogi das Cruzes, deve ser inaugurada no dia 24 de setembro a Pinacoteca da cidade.
 
 
Trata-se, segundo anunciou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), de um novo espaço cultural do município, destinado a exposições de artes plásticas, com obras assinadas por artistas mogianos. 
 
Fruto de um investimento de R$ 138.722,06 pela Prefeitura Municipal, a Pinacoteca funcionará no edifício que sedia a Secretaria de Cultura, com pelo menos dez espaços expositivos internos e um externo, além de uma sala destinada às exposições rotativas e temporárias.
 
 "Mogi é uma cidade de grandes artistas, em diversos segmentos e estilos. Precisamos valorizar esses trabalhos e divulgar nossa cultura", destacou Bertaiolli. 
 
A inauguração está prevista para ocorrer às 19 horas. 
 
"A Pinacoteca de Mogi das Cruzes será um ganho para a cultura da cidade por uma série de aspectos. Um deles é a possibilidade de mostrar a grande quantidade de artistas que a cidade tem e o que vem sendo produzindo culturalmente dentro deste segmento. 
 
É, portanto, uma ação de valorização à produção de artes plásticas da nossa cidade, que é de fato muito ampla. Muitos artistas farão parte do acervo da Pinacoteca", completou o secretário Municipal de Cultura, Mateus Sartori. 
 
A implantação do novo espaço de exposições no mesmo prédio da Cultura decorre, segundo Sartori, da localização favorável, no centro da cidade, e das amplas salas que possibilitam a exposição de um grande acervo. "Há também de se destacar a questão da acessibilidade, uma vez que toda a obra já foi pensada dentro deste conceito. 
 
Houve a preocupação com a compra e instalação do equipamento que vai garantir que um cadeirante chegue até o segundo pavimento, além dos banheiros, que também serão acessíveis", ressaltou Sartori.
 
O secretário de Cultura acompanha os avanços das obras de reforma e ampliação do prédio. Segundo ele, estão previstos revisão dos telhados, rufos e calhas, troca do sistema de iluminação por led, tratamento do piso de madeira e do piso de ladrilho hidráulico, instalação do balcão de atendimento, guarda-volume e câmeras de segurança, e pintura e reforma geral das fachadas. 
 
Acervo 
Atualmente, de acordo com Sartori, a Pinacoteca já conta com 120 obras pertencentes ao acervo da Prefeitura, de mais de 52 artistas. 
 
"Vejo a Pinacoteca como uma espécie de complemento à Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no Centro Cultural, porque lá é um espaço onde os artistas chegam e fazem uma exposição.
 
 Já na Pinacoteca, haverá um acervo permanente. 
 
Faremos, claro, um sistema rotativo para a mostra das obras, mas teremos também uma reserva técnica, onde as obras ficarão guardadas, com o sistema de iluminação e todas as questão técnicas devidamente adequadas", conclui Sartori.

Postagens mais visitadas deste blog