POÁ - SP - MAIS DE 500 CASAS DO JARDIM NOVA POÁ RECEBEM FORÇA-TAREFA CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

2016-02-21 Ação dengue flavio aquino (2home)
 
A Secretaria Municipal de Saúde informou que mais de 40 profissionais do ESF e Defesa Civil realizaram visitas casa a casa e limpeza nos locais que podem se tornar criadouros do mosquito (Foto: Flávio Aquino)
 

Ação realizada na sexta-feira (19/02) e no sábado (20/02) encontrou 57 focos do mosquito Aedes aegypti no bairro

O quarto mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado pela Prefeitura de Poá, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, de Serviços Urbanos (SSU) e de Segurança (Defesa Civil), visitou 568 casas e cinco terrenos abandonados no Jardim Nova Poá na sexta-feira (19/02) e no sábado (20/02). Somente nos dois dias de ação, os agentes encontraram 57 criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya nos imóveis vistoriados.

De acordo com Alexandre Russo, secretário municipal de Sáude de Poá, a força-tarefa a princípio não tem o intuito de multar os moradores, mas sim de informá-los sobre medidas preventivas. “Os nossos profissionais foram muito bem recebidos até agora e têm a intenção de educar a população para que juntos possamos realizar um bom trabalho. As únicas residências passíveis de multa são aquelas fechadas/abandonadas, onde não encontramos o dono do imóvel naquele momento.

 Após isso, tentamos localizá-lo e realizamos uma 2ª vistoria. Somente nessa vez é que, se o proprietário não tomar uma providência, é que recebe a notificação”, explicou.

Russo também lembrou que esta ação, idealizada pelo prefeito Marcos Borges com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, fez com que a cidade de Poá diminuísse os índices de dengue no município.  “De janeiro a fevereiro do ano passado foram registrados nove casos de dengue, no mesmo período deste ano foram apenas três, sendo todos importados”, frisou.

As Secretarias Municipais de Saúde e da Segurança informaram que mais de 40 profissionais do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e da Defesa Civil realizaram visitas casa a casa e limpeza nos locais que podem se tornar criadouros do mosquito e que o projeto Cata-Treco também auxiliou no recolhimento de objetos que podem se tornar ambientes propícios para a larva.

Orientação
Os moradores dos bairros visitados são avisados com antecedência sobre a ação, já que em outros municípios há falsos agentes que aproveitam desta ação para roubar casas.

 O secretário Alexandre Russo lembra que os agentes que vão para os bairros são profissionais e por isso trabalham devidamente identificados com roupa apropriada e crachá de identificação.

 Mas na dúvida, as pessoas devem ligar no Departamento de Vigilância em Saúde ou na própria Secretaria de Saúde de Poá para esclarecer se aquele agente que se apresenta em sua residência faz parte do quadro de funcionários.

 Os telefones são 4638-2505 (Secretaria de Saúde) e 4639-9121 (Vigilância em Saúde).

 A Secretaria Municipal de Saúde informou que mais de 40 profissionais do ESF e Defesa Civil realizaram visitas casa a casa e limpeza nos locais que podem se tornar criadouros do mosquito (Foto: Flávio Aquino)

Postagens mais visitadas deste blog