Mogi das Cruzes - “O Menino e o Mundo” Animação brasileira indicada ao Oscar 2016 será exibida gratuitamente nesta quinta-feira

Animação brasileira indicada ao Oscar 2016 será exibida gratuitamente nesta quinta-feira

"O Menino e o Mundo" já entrou para a história do cinema brasileiro, como a primeira animação nacional a receber uma indicação para o Oscar

Nesta quinta-feira (25/02) e nas duas próximas – dias 3 e 10 de março, o público mogiano terá a oportunidade de assistir gratuitamente à produção “O Menino e o Mundo”, que já entrou para a história do cinema brasileiro como a primeira do país a receber uma indicação ao Oscar – o filme está indicado como melhor animação para a edição deste ano, que terá a cerimônia de premiação neste domingo (28/02). 

A exibição gratuita do longa dirigido por Alê Abreu integra a agenda 2016 do projeto Pontos MIS, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Governo do Estado, por meio do Museu da Imagem e do Som.
O filme conta a história de um menino que um dia deixa a aldeia onde vive, em busca de seu pai. Na sua jornada de autodescobrimento, encontra seres estranhos, como máquinas-bichos e descobre o problema da desigualdade social, tanto nas fazendas quanto nas indústrias, com o desemprego trazido pela automação.

O diretor buscou diversas técnicas para criar o universo de fantasia em que se passa a história. A criação dos cenários e dos personagens foi feita com lápis de cor, giz de cera, colagem e pinturas. Os diálogos foram gravados em português, porém as gravações foram invertidas, de forma a tornar as falas incompreensíveis. A história, portanto, é inteiramente contada sem a pronúncia de uma palavra sequer.

Os sons utilizados no filme foram recriados, a fim de demonstrar a forma como o personagem principal percebe o mundo. Ruídos de animais, ventos, máquinas e personagens, por exemplo, não seguiram, portanto, o método tradicional, de serem gravados no mundo real e depois inseridos no filme. As únicas exceções são os trovões e a água, em uma cena em que ocorre um dilúvio.

No Brasil, o filme estreou nos cinemas em 17 de janeiro de 2014. Desde então, já foi vendido para 80 países, incluindo mercados importantes, como Canadá e Japão e teve bons números de bilheteria na França, país este que deu ao longa o Prêmio Cristal, como melhor longa-metragem no 38º Festival de Cinema de Animação de Annecy, considerado o maior prêmio da animação mundial.

“O Menino e o Mundo” também venceu o Grande Prêmio da Mostra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa e diversos outros festivais de cinema de animação do mundo. Foi indicado nas categorias de melhor animação independente, melhor direção de artes e melhor música na 43ª edição do Annie Awards, nos Estados Unidos e, em 14 de janeiro de 2016, foi indicado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na categoria melhor animação para o Oscar 2016.

A produção tem no elenco Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques e o Grupo Experimental de Música (GEM).

A sessão desta quinta-feira, bem como das próximas, começa às 16 horas. A exibição acontece na Sala Multiuso “Wilma Ramos”, que está no primeiro andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A classificação é livre. Basta aos interessados, portanto, comparecer.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, número 360, no Centro. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)

Postagens mais visitadas deste blog