Itaquaquecetuba - Prefeitura e população se unem para combater o Aedes Aegypti



A Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde realizou um mutirão para combater o mosquito Aedes Aegypti – transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika - no final de semana. Pelo menos 180 agentes voluntários participaram da ação que contou com apoio da população da área central da cidade, que com bastante receptividade recebeu as orientações para evitar possíveis criadouros em suas casas.

A mobilização aconteceu no sábado (20 de fevereiro) em toda a região central da cidade. Na oportunidade os agentes passaram de casa em casa, nos comércios e em terrenos abertos.

 Foram distribuídos panfletos, e na ocasião, a população dessa área foi orientada a não deixar água parada durante a verificação de possíveis focos do mosquito. Todos os voluntários estavam identificados com camisetas e crachás.

Nesta terça-feira (23 de fevereiro) um balanço com os resultados do mutirão será apresentado pela Secretaria de Saúde durante a reunião do Comitê de Combate a Dengue.

 “Essa mobilização é a primeira grande ação de muitas que vamos fazer ainda esse ano para que a população cidade inteira se conscientize sobre a importância de combater o mosquito Aedes Aegypti e se junte a nós nessa luta, não deixando água para em casa. 

Vamos seguir a determinação do prefeito Dr. Mamoru Nakashima, dando todo suporte por meio da Secretaria de Saúde com ações preventivas e educativas também”, declarou o secretário da pasta Willian Harada.

No decorrer do “Dia D de Combate ao Aedes Aegypti”, uma tenda educativa ficou durante toda a manhã montada na Praça Padre João Álvares para orientar a população sobre a importância da mobilização e de cada cidadão fazer a sua parte em suas residências e locais de trabalho, realizando uma faxina geral, como por exemplo, lavar diariamente com bucha e sabão os recipientes de água dos animais; colocar areia nos pratinhos dos vasos ou então lavar pelo menos uma vez por semana os mesmos; manter a caixa d’água e ralos tampados, deixar as garrafas viradas para baixo, ou seja, impedir qualquer acúmulo de água parada.

Durante o mutirão a Secretaria de Serviços Urbanos colocou a disposição um caminhão para a retirada de entulhos e itens que a população que quisesse descartar. 

O serviço funcionou como uma operação cata-treco.
 A atividade inclusive está em estudo no Comitê de Combate a Dengue município para ser implementada com uma programação que atenda todos os bairros da cidade.

A segurança da ação ficou por conta da Guarda Civil Municipal que disponibilizou sete viaturas para acompanhar os trabalhos dos agentes de Saúde.  

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog