Guararema é campeã do Alto Tietê no programa Selo VerdeAzul




Os avanços da política ambiental da Prefeitura de Guararema fazem do município o único das regiões do Alto Tietê e Vale do Paraíba a receber o Selo Município VerdeAzul pelo segundo ano consecutivo. 

guararema verdeEm relação ao ano passado, Guararema avançou 40 posições no Índice de Avaliação Ambiental (IAA), ficando em 43º lugar, totalizando 86,60 pontos. 

Além disso, a Prefeitura de Guararema conquistou ainda o Prêmio “Governador André Franco Montoro” por se destacar como município melhor colocado na bacia hidrográfica do Paraíba do Sul.

O ciclo deste ano contou com a participação de 614 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, destas, 111 cidades foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0, entre elas Guararema.

Criado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental avaliando dez diretrizes: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A Prefeitura de Guararema, através da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, coordenada pelo secretário Eduardo Moreira Franco, garantiu inúmeros avanços na política ambiental em 2015, o que possibilitou a melhora no ranking, como a aprovação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, aprovação da Lei de Política Municipal de Educação Ambiental, criação do Programa Intermunicipal de Educação Ambiental Guararema/Salesópolis, Diagnóstico da Arborização Urbana, Monitoramento das Estações de Tratamento de Esgoto da Sabesp, Reestruturação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, entre outros projetos e ações.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.
http://oidiario.com.br

Postagens mais visitadas deste blog