Mogi das Cruzes - Samu: tablet agiliza atendimento

Prefeito Bertaiolli conheceu a tecnologia adotada pelo Samu ao lado do secretário Cusatis / Foto: Jonny Ueda

 www.odiariodemogi.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mogi das Cruzes aposta na tecnologia para garantir mais agilidade aos atendimentos. 


 O uso de tablets permite a interação em tempo real entre as equipes de rua e o médico regulador, que fica na base. No futuro próximo, o sistema vai possibilitar a aplicação de glicose em vítimas de hipoglicemia, sem a necessidade de deslocá-lo a uma unidade básica de saúde.
O novo software já está em uso desde outubro, mas foi apresentado ontem pela coordenadora da Central de Urgências, Remoções e Emergências (Samu), Marly Inês dos Reis Monteiro. 

Além de dar agilidade, o programa também deverá garantir informações mais confiáveis e economizar milhares de folhas de papel sulfite utilizadas diariamente.
Antes do software, todos os atendimentos de urgência geravam fichas, em papel, com informações clínicas sobre a vítima. Elas eram preenchidas à caneta e transmitidas, via rádio, ao médico regulador. 

O problema é que, com 11 equipes de rua, os dados poderiam demorar a chegar ao sistema, pois eram recebidos por apenas um médico regulador.
“Por vezes, tínhamos diversas viaturas querendo falar com o médico regulador ao mesmo tempo. Isso está sendo muito agilizado, porque diminui a necessidade de comunicação via rádio”, avalia Marly. 

Agora, todos os relatórios preenchidos na rua são transmitidos em tempo real para a tela do computador.
Além das 11 ambulâncias do Samu, outros quatro veículos do Setor de Ambulâncias da Prefeitura (que dão suporte ao Samu) também utilizam o novo sistema. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Estado de São Paulo a implantar o tablet em toda a frota; a Capital também já começou a adotar essa tecnologia. (Danilo Sans)

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula