Especialistas esclarecem dúvidas de grávidas sobre o zika vírus

É melhor adiar os planos? Dá pra ter uma gravidez tranquila usando repelente? Algumas dúvidas têm respostas, outras precisam de pesquisas.

 O vírus zika começou a circular no Brasil há nove meses. Não existe vacina, nem tratamento pra doença. E sobram dúvidas, principalmente em relação aos riscos durante a gravidez.

A Rafaela Christina de Paula queria ter o segundo filho este ano, mas desistiu.

‘Eu decidi, conversando junto com o meu obstetra, adiar mais um pouquinho essa decisão, pelo menos esse ano de 2016 pra gente ver como é que fica a doença e tudo”, conta a nutricionista.

E são muitas as perguntas. Então vamos lá: o que já tem resposta certa:
Vera Maria Portela de Brito, grávida de 6 meses: 

Se eu estando no sexto mês, o meu bebê ainda corre risco de microcefalia, caso eu venha a ter esse vírus?

Artur Timerman, infectologista: Por analogia com outras infecções, os períodos críticos são nas 12 primeiras semanas de gestação. 


Os três primeiros meses. Porque é o período em que o feto está mais vulnerável, que a placenta não está totalmente formada, quando ela está totalmente formada, ela protege, estabelece uma barreira que impede que infecções da mãe passem para a criança.

O Ministério da Saúde explica que cerca de 80% das pessoas que tiveram o zika vírus não apresentaram sintomas. Que são: manchas vermelhas na pele, coceira, vermelhidão nos olhos, febre, indisposição e em alguns casos, dor nas articulações.

E vem mais uma dúvida: quando o exame tem que ser feito para o resultado ser seguro?

“Quando o vírus zika entra numa pessoa, ele circula na corrente circulatória por um período muito curto, de quatro a seis dias. Esse vírus na circulação é que vai ser detectado por esse teste que vai ser disponível”, explica Artur Timerman.

“Somente no período inicial da doença. Depois, passado esse período quando o vírus não está mais circulando, é impossível detectar”, diz Cláudio Maierovitch, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde.

E o que a ciência ainda precisa esclarecer?

Juliane Carmino, analista de sistemas: Quem pega zika vírus uma vez fica imune ou pode pegar novamente?

Cláudio Maierovitch: Do que se conhece hoje não é possível ter certeza ainda. Caso o vírus zika tenha o comportamento parecido com os outros vírus que são parentes dele, como o próprio vírus da dengue, o vírus da febre amarela e alguns outros, ele só deve acontecer uma vez.


 Imagina-se, mas não há comprovação científica, ainda, de que também a doença pelo vírus zika só deva acontecer uma vez, mas isso deve ser objeto de pesquisa que ainda não tem resultados, ainda não tem conclusão.   
   
Jaine Samara Lima, estudante: Eu queria saber se uma pessoa que teve zika vírus, se ela pode engravidar, se é seguro e qual seria essa margem de segurança?

Não há consenso sobre quanto tempo a mulher deve esperar para engravidar.  Nem a Organização Mundial de Saúde tem orientação, neste momento, sobre isso.  

E quando a mulher já teve neném? Ela tem que parar a amamentação?
Artur Timerman: Não se sabe direito, mas a priori não há relato de excreção do vírus pelo leite materno. Então, elas poderiam amamentar, mas isso é tudo suposição.


Enquanto os pesquisadores do Brasil inteiro estão trabalhando pra responder às dúvidas, a recomendação do Ministério da Saúde é que as gestantes façam todos os exames, informem o médico sobre qualquer alteração durante a gestação e principalmente reforcem a prevenção contra o mosquito.

São indicados o uso de roupas de mangas compridas e repelentes próprios para gestantes. E pra todo mundo, nunca é demais lembrar: não deixar água parada em casa nem no trabalho pra evitar que o mosquito nasça.

 

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog