Professores aderem à greve no Alto Tietê, diz Apeoesp

Jamile Santana
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Um levantamento feito pelo G1 nas unidades do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) no Alto Tietê mostra que pelo menos 2.750 professores da rede pública de ensino já aderiram à paralisação. Segundo a entidade que representa os professores estaduais, as aulas não estão sendo suspensas e as mobilizações acontecem no período de contraturno escolar. Há manifestações e assembleias previstas na região nesta quinta-feira (26).
Seguindo a pauta estadual, os professores reinvindicam aumento salarial de 75,33% com jornada de 20 horas semanais, o fim do fechamento de classes e o desmembramento de salas superlotadas, máximo de 25 alunos por sala de aula nas turmas de ensino fundamental ao médio, garantia de abastecimento de água, fim do assédio moral, implantação de jornada de piso, transformação do bônus em reajuste salarial, entre outros.
A Apeoesp de Itaquaquecetuba informou que, no município, 900 dos 2,5 mil professores da rede já aderiram a paralisação. Nesta quinta-feira (26), a Apeoesp deve reunir um grupo de professores na Praça João Alvares a fim de divulgar a paralisação.

Em Mogi das Cruzes, pelo menos mil professores já aderiram à paralisação, segundo a Apeoesp local, que também atende os municípios de Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis."Temos 74 escolas, em 99% delas temos pelo menos um professor em greve. Queremos aumentar essa participação porque este é o momento do professor ter voz. São 4 mil profissionais na rede, pelo menos mil já estão conosco na mobilização. Estamos visitando as escolas, fazendo a campanha", detalhou a coordenadora Vânia Pereira da Silva. Uma nova assembleia deve ser realizada nesta quinta-feira (26).
Na Apeoesp de Poá e Ferraz de Vasconcelos, outros 850 professores participam da mobilização. "O número representa 48% do total de professores que temos na rede. Temos escolas em que deveríamos ter, no máximo 35 alunos, mas há 60. Impossível ensinar e aprender, deste jeito. Além disso, precisaríamos de mais ou menos mil professores para dar conta do volume de alunos que temos na nossa rede. Precisamos sim pressionar pelos nossos direitos", disse Jocinea Benedita dos Santos.
G1 tenta desde a última terça-feira informações sobre paralisação nas subsedes da Apeoesp de Suzano- que realizou uma passeata até a sede da Diretoria de Ensino na quarta-feira (25),Arujá e Santa Isabel (unidade Guarulhos).
G1 também solicitou à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informações sobre a adesão à paralisação, além do volume de alunos por sala de aula e deficit no número de professores. A secretaria colocou à disposição para entrevista a diretora de ensino de Suzano, Vera Lúcia Miranda, que afirmou ter um "movimento pequeno" de professores no município. "Temos 3,5 mil professores na rede de ensino e cerca de 2,8% estão parados. As aulas continuam normalmente, os alunos devem ir à escola porque temos professores substitutos para atendê-los. Até agora, nenhuma escola suspendeu aula".

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog