Mogi das Cruzes recebe quatro médicos do Provab, Programa do Governo Federal

Mogi das Cruzes recebe quatro médicos do Provab, Programa do Governo Federal

Posto de Saúde de Nova Jundiapeba recebeu dois médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, mantido pelo Ministério da Saúde

A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu quatro profissionais do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que faz parte do Programa Mais Médicos, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Os médicos Clarice Carvalho Vieira Learth Cunha, Marcella Navajas Andrez, Adriana Rodrigues Zeller e Gustavo Abdre Almeida de Oliveira estão atendendo, desde o início de março, nos Postos de Saúde de Nova Jundiapeba, Vila Natal e Vila Suíssa.


O Provab é um programa direcionado para a Rede de Atenção Básica, fruto de parceria com o Ministério da Saúde, que visa estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira, direcionando os profissionais para localidades com maior demanda. Os médicos recebem bolsa-auxílio do Governo Federal e tem prazo de 12 meses. 

“Com base no cadastro do nosso município, o Ministério da Saúde disponibilizou cinco profissionais, sendo que quatro deles manifestaram interesse e já estão atuando na cidade, contribuindo para reduzir o tempo de espera por consultas de clínica médica”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. Cada profissional tem capacidade para realizar até 40 consultas por dia. 

Os profissionais encaminhados pelo Provab são médicos brasileiros, recém-formados, e, no caso de Mogi das Cruzes, residem em sua maioria, na região do Alto Tietê. “Dos quatro profissionais encaminhados para o município, dois são de Mogi das Cruzes, uma de Suzano e um de Belo Horizonte (MG)”, informou o secretário, lembrando que eles são formados em Medicina por quatro instituições brasileiras – Faculdade de Medicina Estácio (RJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Universidade de Mogi das Cruzes (SP) e Universidade Federal de Ouro Preto (MG). 

Antes de iniciarem o atendimento nas unidades, os profissionais passaram por um acolhimento na Secretaria Municipal de Saúde, onde puderam conhecer o organograma da pasta e o andamento dos principais trabalhos. “Estes novos profissionais são fundamentais para o fortalecimento e consolidação da Atenção Básica do município, pois atuarão nas unidades, prestando o primeiro cuidado com a saúde do paciente e fortalecendo as ações de boa saúde e melhoria na qualidade de vida”, avalia o secretário. 

Postagens mais visitadas deste blog