Cem municípios de SP estão com epidemia de dengue


Cem municípios de SP estão com epidemia de dengue


Sorocaba é a cidade com maior número de casos confirmados.
Na capital paulista, número de casos já é três vezes maior do que em 2014.


Carla ModenaSão Paulo


Cem municípios do estado de São Paulo já enfrentam uma epidemia de dengue. Só na capital paulista, o número de casos confirmados este ano é três vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2014.
Com o aumento do número de casos da doença, o Hospital Municipal de Cajamar ficou sobrecarregado. Para acelerar o atendimento, uma tenda foi montada. Nela, são feitas as notificações e os pacientes são encaminhados para colher sangue, em uma parte também improvisada.
É com o exame que os médicos podem dizer se é realmente dengue. A cidade de Cajamar tem 70 mil habitantes e o número de casos confirmados é grande. “Trezentos e setenta e quatro casos desses dois mil notificados, isso significa que realmente uma porcentagem muito grande, 20% dos notificados foram acometidos. Estamos em epidemia”, afirma Giuseppe Conte, secretário de Saúde de Cajamar.
Até o dia 7 de março, já foram confirmados 224 mil casos de dengue em todo o país, segundo o Ministério da Saúde. Em São Paulo, o último balanço aponta que o estado tem 80.283 diagnósticos confirmados. Já são 100 municípios com a epidemia da doença.
Sorocaba é a cidade com maior número de casos confirmados (7.489). Um centro de monitoramento foi instalado na cidade para atender quem está com a doença. A Prefeitura deCatanduva também montou uma unidade para receber os pacientes com dengue.
A capital paulista enfrenta um surto da doença. Nos primeiros três meses do ano, São Paulo teve 4.436 casos de dengue, três vezes mais que no mesmo período do ano passado.
A hidratação é indispensável para quem tem dengue. Os médicos recomendam tomar bastante líquido, não tomar remédio sem orientação e procurar ajuda profissional. “Assim que tiverem um início súbito de febre, um quadro de dor muscular ou dor nas articulações, às vezes acompanhado de vômito, a gente pede pras pessoas procurarem o pronto-socorro”, orienta o médico Cláudio Oliveira da Silva.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo anunciou que dobrou o número de agentes que atuam na prevenção da dengue, de 500 para 1.000 e que 30 médicos da Polícia Militar também vão reforçar o atendimento à população.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog