Mogi das Cruzes - Semae garante verba federal para coletor de esgoto que beneficiará 65,3 mil pessoas

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) foi informado pelo Ministério das Cidades sobre a aprovação do projeto de construção do coletor-tronco Ipiranga, entre a região da Vila da Prata e o Centro. O sistema vai sanear 100% da bacia do Ribeirão Ipiranga, ou seja, todo o esgoto da região será coletado e enviado para tratamento. Serão beneficiados os bairros Parque Morumbi, Vila da Prata, Conjunto Bertioguinha, Mogi Moderno, parte da região central e Alto do Ipiranga. A população beneficiada será de 65.323 pessoas - ou 18.663 famílias. O investimento é de R$ 7,6 milhões, em recursos federais.

“O Semae já fez a entrega dos documentos técnicos à Caixa Econômica Federal e aguarda apenas a liberação do convênio para assinatura, liberação e início da licitação da obra. Aumentaremos a coleta e o tratamento de esgoto, trazendo como consequências mais saúde e qualidade de vida para a população”, explica o diretor-geral do Semae, Marcus Melo. Após a realização da licitação pública, a definição da empresa vencedora e a assinatura do contrato, o prazo para execução das obras será de 18 meses.

O esgoto será encaminhado até um ponto de recepção na avenida Ipiranga, onde já é encaminhado para tratamento. A obra prevê a construção de 4.302 metros de coletor-tronco e uma estação elevatória. Depois de instalado e em funcionamento, o coletor-tronco destinará 120 litros de esgoto por segundo para tratamento. Todos os bairros que serão beneficiados já contam com rede coletora. Com isso, será necessário apenas interligar o coletor às redes existentes para que o esgotos seja coletado e tratado.

O projeto faz parte do Plano Diretor de Esgotos do Semae, em execução desde novembro de 2010, que prevê investimentos e obras para que a cidade atinja 100% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, Mogi das Cruzes possui 93% de esgoto coletado e 53% de esgoto tratado. Em 2008, o índice de tratamento era de 28% e aumentou para 43% em 2009, chegando a 53% atualmente, graças a uma série de obras realizadas, como urbanizações (Canudos, Jardim Layr, Nova União, Jardim Aeroporto) e implantação de coletores-tronco na cidade (Nova Mogilar, ruas Projetadas do Rodeio). (MAS)

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula