Mogi das Cruzes terá uma série de atividades que agitará a cidade durante a Copa

Mogi das Cruzes terá uma série de atividades que agitará a cidade durante a Copa

A programação conta com ações nas áreas de Educação, Cultura e Esportes, além de eventos que já são tradição na cidade e novidades, como o Festival Gastronômico de Mogi


O prefeito Marco Bertaiolli, acompanhado pelo vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e o cônsul geral da Bélgica, Didier Vanderhasselt, apresentou na manhã desta quarta-feira uma série de atividades que acontecerão em Mogi das Cruzes durante o período da Copa do Mundo. A programação conta com ações nas áreas de Educação, Cultura e Esportes, além de eventos que já são tradição na cidade e novidades como o Festival Gastronômico de Mogi das Cruzes, que terá continuidade nos próximos anos. As ações já começaram a ser feitas nas escolas e seguirão movimentando toda a cidade.

“Com a visita da Bélgica durante a Copa, Mogi das Cruzes pode demonstrar, não só para o Brasil, mas como para fora do País, toda sua capacidade para sediar e realizar grandes eventos. Mogi é uma das grandes cidades brasileiras”, disse o chefe do executivo, que citou ainda o exemplo de Santa Catarina. “O estado se preparou para receber uma das etapas da Copa, ser uma das subsedes e não obteve sucesso. Isso demonstra o alcance da conquista de Mogi das Cruzes”. A seleção da Bélgica escolheu a cidade como base de treinamento e deverá chegar no dia 10 de junho.

O cônsul geral da Bélgica, Didier Vanderhasselt, ressaltou o empenho da administração municipal na realização das ações. “Estamos trabalhando juntos há muitos meses e temos tido uma ótima recepção. Fico impressionado com o dinamismo da Prefeitura na organização destas ações”, disse. Um dos destaques da programação é o Mês da Cerveja Belga, que acontecerá entre os dias 3 de junho e 13 de julho em 18 bares da cidade, uma parceria entre a Prefeitura e o Consulado Belga.

O coordenador de Turismo e representante do Comitê Municipal da Copa, Fábio Barbosa, relacionou todas as ações, iniciando pela Secretaria de Educação, que desenvolveu o livro de atividades “Educando em Mogi – A bola que rola lá é a bola que rola aqui”. Foram distribuídos 40 mil exemplares para os alunos da rede municipal, incluindo as creches subvencionadas.

Ainda na área de educação, os alunos da rede municipal degustarão nesta quinta-feira (29/05) o stoemp, prato típico belga a base de batata e linguiça. As escolas participarão de uma gincana e os trabalhos resultantes serão expostos no saguão da Prefeitura a partir do dia 9 de junho. O Crescer, vinculado à Pasta, também promoveu cursos de capacitação para mais de 1,1 mil mogianos.

Na parte esportiva, haverá uma copinha entre as escolas de tempo integral e um torneio com jogos nos Centros Esportivos e Ginásio Municipal. Alunos das escolas municipais visitarão os atletas belgas no dia 13 de junho e na Praça da Juventude, crianças e adolescentes de 9 a 17 anos das escolinhas de bairros próximos disputarão partidas de futsal e futebol. A participação belga nas Copas também poderá ser conferida com a exposição “Um olhar sobre a Bélgica”.

O turismo tem destaque com o lançamento de um Guia de Turismo, feito em parceria pela administração municipal e a Associação Comercial de Mogi das Cruzes, que traz atrativos turísticos da cidade e um mapa com informações em inglês em português. A cidade receberá a partir desta quinta-feira (29/05) três esculturas feitas em fibra de vidro pelo artista plástico João Ricardo Vieira Santos, o Jaum. São elas uma chuteira, bola e o mapa de São Paulo. Nos próximos dias serão instaladas na cidade 50 bandeiras belgas, 50 bandeiras da Copa e banners.

A reinauguração do Casarão do Chá, no Cocuera, no próximo domingo (01/06) marca a programação cultural de Mogi das Cruzes neste período, que terá ainda o tradicional Festival de Inverno, realizado de 27 de junho a 25 julho. Os mogianos poderão conferir também o Festival Multicultural em Taiaçupeba, uma mostra de obras temáticas da Bélgica, o Festival do Minuto e atrações envolvendo dança, música e artes plásticas. Vereadores, autoridades municipais e representantes do comércio local também participaram do evento. (KCB) 

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog