Itaquaquecetuba - Itaquá tem o maior número de indústrias no Alto Tietê - Desenvolvimento

Cidade concentra mais de 800 empresas e se destaca na região pelo crescimento do setor nos últimos anos
Katia Brito
Da Redação
Daniel Carvalho
Expo Itaquá mostrou ao público o potencial do setor industrial na última semana
Dat

Quando o assunto é o setor industrial, Itaquaquecetuba lidera o ranking regional com o maior número de empresas entre as cidades da região. Segundo a Secretaria de Indústria e Comércio, são cerca de 800 empresas instaladas atualmente. O município mantém a liderança regional, indicada há dois anos pelo Sistema Capital Humano da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na época, eram 570 empresas, o que representa um crescimento de 40% entre 2012 e 2014.
O secretário de Indústria e Comércio de Itaquá, Jorge Asato, destaca que a cidade tem adotado medidas para atrair ainda mais empresas, como a desburocratização dos trâmites, com atenção aos limites impostos pela legislação, e o atendimento personalizado aos empresários que, diariamente, buscam informações socioeconômicas da cidade.
Ele cita ações como parcerias para a capacitação de mão de obra, o projeto do "Fórum Itaquá 2020: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Cidadania" e a primeira Expo Itaquá, realizada na semana passada, que procurou mostrar o potencial do setor. O evento possibilitou, segundo Asato, novos contatos profissionais e comerciais para os visitantes, expositores, prestadores de serviços, patrocinadores e instituições participantes.
Sobre a criação de novos polos industriais, além dos existentes nos bairros do Corredor e Quinta da Boa Vista, o chefe da pasta afirma que há estudos feitos em parceria com entidades do setor, mas que existem dificuldades quanto à disponibilidade de grandes áreas. Ele lista outros desafios para que Itaquá receba mais empresas: a melhoria da infraestrutura, o fomento tecnológico e a formação de mão de obra na cidade.
Na avaliação do segmento, o secretário acredita que as dificuldades são comuns a todo o País, em questões como a regulamentação da documentação que facilite o acesso aos créditos e parcerias. "Muitas vezes, devido à legislação tributária vigente (fazendária, trabalhista, previdenciária, entre outras) se alteram estas informações e, na maioria das vezes, não chegam ao conhecimento do grande do público", destaca.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog