Itaquaquecetuba - Itaquá tem o maior número de indústrias no Alto Tietê - Desenvolvimento

Cidade concentra mais de 800 empresas e se destaca na região pelo crescimento do setor nos últimos anos
Katia Brito
Da Redação
Daniel Carvalho
Expo Itaquá mostrou ao público o potencial do setor industrial na última semana
Dat

Quando o assunto é o setor industrial, Itaquaquecetuba lidera o ranking regional com o maior número de empresas entre as cidades da região. Segundo a Secretaria de Indústria e Comércio, são cerca de 800 empresas instaladas atualmente. O município mantém a liderança regional, indicada há dois anos pelo Sistema Capital Humano da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na época, eram 570 empresas, o que representa um crescimento de 40% entre 2012 e 2014.
O secretário de Indústria e Comércio de Itaquá, Jorge Asato, destaca que a cidade tem adotado medidas para atrair ainda mais empresas, como a desburocratização dos trâmites, com atenção aos limites impostos pela legislação, e o atendimento personalizado aos empresários que, diariamente, buscam informações socioeconômicas da cidade.
Ele cita ações como parcerias para a capacitação de mão de obra, o projeto do "Fórum Itaquá 2020: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Cidadania" e a primeira Expo Itaquá, realizada na semana passada, que procurou mostrar o potencial do setor. O evento possibilitou, segundo Asato, novos contatos profissionais e comerciais para os visitantes, expositores, prestadores de serviços, patrocinadores e instituições participantes.
Sobre a criação de novos polos industriais, além dos existentes nos bairros do Corredor e Quinta da Boa Vista, o chefe da pasta afirma que há estudos feitos em parceria com entidades do setor, mas que existem dificuldades quanto à disponibilidade de grandes áreas. Ele lista outros desafios para que Itaquá receba mais empresas: a melhoria da infraestrutura, o fomento tecnológico e a formação de mão de obra na cidade.
Na avaliação do segmento, o secretário acredita que as dificuldades são comuns a todo o País, em questões como a regulamentação da documentação que facilite o acesso aos créditos e parcerias. "Muitas vezes, devido à legislação tributária vigente (fazendária, trabalhista, previdenciária, entre outras) se alteram estas informações e, na maioria das vezes, não chegam ao conhecimento do grande do público", destaca.

Postagens mais visitadas deste blog