Mogi das Cruzes - Crianças da rede municipal aprovaram o prato belga Stoemp na merenda desta quinta

Crianças da rede municipal aprovaram o prato belga Stoemp na merenda desta quinta

A refeição feita a base de legumes e linguiça fez sucesso entre as crianças e faz parte da série de atividades que movimentarão a cidade durante a Copa do Mundo.



Mais de 28 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes experimentaram nesta quinta-feira (29/05), o stoemp, prato típico belga. A refeição feita a base de legumes e linguiça fez sucesso entre as crianças e faz parte da série de atividades que movimentarão a cidade durante a Copa do Mundo. O prefeito Marco Bertaiolli visitou a Escola Municipal Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá, e acompanhou os estudantes que comeram o prato pela primeira vez. 

O chefe do executivo destacou que o intercâmbio cultural, educacional e esportivo com a Bélgica está só começando. “Estamos criando muitas oportunidades a partir da vinda da Bélgica em nossa cidade. Em conversa com o cônsul, pretendemos fazer com que essa relação se inicie com a Copa do Mundo. Já estamos inclusive projetando um intercâmbio municipal, buscando uma cidade belga que possa estabelecer relações de irmandade com Mogi das Cruzes para que essa parceria tenha perenidade”, disse.

Uma série de atividades, envolvendo os setores de Educação, Turismo, Cultura e Esportes fazem parte da programação da cidade nos meses de junho e julho. O prefeito destacou a realização do Mês da Cerveja Belga, uma parceria entre a Prefeitura e o Consulado Belga. “Receberemos o embaixador da Bélgica no Brasil para a abertura deste evento”, disse. O evento acontece entre os dias 3 de junho e 13 de julho em 18 bares da cidade. 

A seleção belga deve chegar na cidade no dia 10 de junho e no dia 13, está programado um treino aberto para 300 crianças, sendo 200 alunos de escolas municipais e 100 de escolinhas de futebol. Ainda na área esportiva uma copinha com 20 escolas do programa Escola de Tempo Integral, mobilizará os alunos a partir de segunda-feira, dia 2. A abertura será no Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru.

Prato belga
Essa não é a primeira vez que um prato diferenciado é servido aos alunos. Pelas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, em 2008, o sukyaki foi escolhido para fazer parte do cardápio. O afogado, que faz parte da tradição mogiana, também é incluído na merenda escolar durante a Festa do Divino Espírito Santo. O prato foi servido a 28.819 alunos das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em 95 escolas. Foram utilizados 739 quilos de linguiça, 1.054 quilos de batata, 560 quilos de cenoura, 258 quilos de cebola e 660 maços de salsa. 

“Trabalhamos a formação integral do aluno e esta é uma oportunidade para enriquecer o conhecimento dos alunos, quanto à cultura de um outro País, como a Bélgica e o relacionamento humano, o respeito entre os povos de diferentes nações. A merenda é uma ferramenta que apresenta para eles a cultura de outras regiões para que vejam que são os mesmos ingredientes, mas o preparo é diferente”, observou Maria Aparecida Cervan Vidal. 

A diretora da escola, Maria de Fátima Pereira de Melo, destacou a importância da atividade. “Crianças que não tem o hábito de comer, estão experimentando. É uma forma de aproveitar a presença de uma cultura diferente dentro do município, saber quem são e como se alimentam contribui para a aprendizagem”. O presidente da Câmara, Protassio Ribeiro Nogueira e o presidente da Comissão de Educação, Mauro Araújo também visitaram a unidade escolar. (KCB)

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog