Poá - Transporte Governo criará bilhete de ônibus mais barato


DatFábio Miranda
De Poá
Daniel Carvalho
Cartão dará desconto para quem usar entre 9 e 17h
A Prefeitura de Poá deve anunciar em breve a criação de um programa que estimule os moradores da cidade a utilizar os ônibus municipais entre as 9 e 17 horas. Para viabilizar esse projeto, a administração municipal estuda criar um bilhete eletrônico que dará descontos nos horários compreendidos.
O projeto foi anunciado ontem pelo prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, durante a audiência pública na Câmara sobre o Corredor Metropolitano de ônibus, idealizado pela Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), que ligará as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Arujá.

Testinha explicou que o projeto já vem sendo tratado com a Radial Transporte, mas ainda não especificou uma data para que o sistema seja implantado. "Estamos conversando com a empresa. Ainda não sabemos de quanto será o subsídio que repassaremos, mas a nossa ideia é que os motoristas de automóveis deixem os carros em casa e andem de ônibus entre esses horários, que é mais vazio. A Câmara também está nos apoiando nesse projeto", disse o administrador.

Embora não tenha falado de quanto será o desconto, o pedetista comentou que os usuários pagarão um valor bem abaixo do normal. "O que acontece: 80% da população usa o vale transporte, enquanto os outros 20%, que é quem queremos atingir não tem, e para que eles utilize o transporte público pagarão um valor bem menor do que o praticado", comentou.


Corredor
As informações da audiência pública da EMTU foram as mesmas apresentadas em outras três cidades que farão parte do sistema que já receberam os técnicos da empresa. No projeto atual um corredor de ônibus ligará Ferraz, Poá Itaquá e Arujá, que também terão acesso às estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além de um corredor que ligará a região à zona leste da capital.
O presidente da EMTU, Joaquim Manuel Lopes, explicou que não houve qualquer mudança desde a primeira apresentação e o que está sendo discutido com os municípios é o traçado do corredor. "Estamos vendo com as prefeituras porque temos que respeitar o plano diretor de cada local para definir o traçado".

Em Poá, o corredor exclusivo que levará os ônibus semiarticulados passará às margens do córrego Três Pontes, na Cidade Kemel. As obras do corredor de ônibus ainda não têm data para começar, contudo o processo de licitação do projeto deve começar somente no primeiro semestre de 2014.

Postagens mais visitadas deste blog