Mogi das Cruzes - Casas Populares - Mogi pode ganhar mais mil moradias Em audiência intermediada por Junji, diretora do Programa Minha Casa Minha Vida atesta viabilidade de construção de moradias para acomodar famílias que vivem em área da Itaquareia

Em audiência intermediada por Junji, Maria do Carmo manifesta parecer favorável à construção de mais mil moradias na Cidade
 
A construção de 900 a 1 mil casas térreas para acomodar famílias que ocupam irregularmente terras pertencentes à Itaquareia Indústria Extrativa de Minérios Ltda., no Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, recebeu sinal favorável do Ministério das Cidades. Em audiência nesta quarta-feira (06/03/2013), intermedida pelo deputado federal Junji Abe (PSD-SP), a diretora do Programa Minha Casa Minha Vida, Maria do Carmo Avesani, disse ao prefeito Marco Bertaiolli (PSD) que o Município reúne os pré-requisitos necessários para ser beneficiado pelo projeto.

O pretendido condomínio horizontal visa abrigar famílias que não estão entre os produtores rurais da Chácara Santo Ângelo – a serem beneficiados pela desapropriação prevista pelo Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. “São moradores da área contígua ao local de atuação dos chacareiros, também de propriedade da Itaquareia, que igualmente vivem sob a permanente ameaça de despejo”, resumiu Junji.

Segundo o prefeito, a área necessária à implementação do projeto seria doada pela mineradora como resultado de um acordo costurado junto ao Judiciário local. Maria do Carmo afirmou que o propósito atende às exigências do Ministério das Cidades. Num levantamento prévio da proposta, atestou ela, não foi encontrado qualquer problema. “Existe previsão orçamentária no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2”, confirmou, lembrando que o local precisará ser dotado de completa infraestrutura, incluindo escola, posto de saúde, creche e comércio, entre outros equipamentos indispensáveis à constituição de um novo núcleo urbano.

Ainda durante a audiência, Maria do Carmo advertiu que as famílias terão de se enquadrar nos critérios de renda familiar estabelecidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Ela também aceitou o convite do prefeito para, junto com o corpo técnico do Ministério, visitar Mogi das Cruzes, onde conhecerá as moradias populares já edificadas e a área proposta para abrigar as novas construções em Jundiapeba. 

Também participaram do encontro os assessores técnicos da Pasta, Márcia Ishikawa e Amanda Oliquialga; os vereadores Antonio Lino da Silva e Carlos Evaristo da Silva, ambos do PSD; e o consultor da Prefeitura de Mogi das Cruzes, André Norio Hiratsuka.
Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista – MTB 21.286
Tels: (11) 99266-7924 e (11) 4721-2001
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com

Postagens mais visitadas deste blog