Veja o alimento que contribui para a boa saúde do intestino, segundo estudo
Veja o alimento que contribui para a boa saúde do intestino, segundo estudo
A mandioca, também chamada de macaxeira ou aipim, é um alimento conhecido por ser uma fonte de carboidrato. Um estudo recente publicado no periódico científico Food Research International revela que os nutrientes do alimento atuam na microbiota intestinal e trazem benefícios aos que não podem consumir glúten, proteína presente no trigo, no centeio, na cevada e em seus derivados.
O alimento pode ser um trunfo para portadores da doença celíaca, distúrbio autoimune que desencadeia diarreias e até mesmo desnutrição; e os portadores da intolerância ao glúten, marcada pela dificuldade de digeri-lo e que está por trás de desconfortos como gases e inchaço abdominal.
O estudo, da tecnóloga de alimentos Ísis Meireles Mafaldo, utilizou variedades de mandioca cultivadas no Nordeste e na região Sul do Brasil.
Identificamos compostos fenólicos, além de amido resistente e de fruto-oligossacarídeos (FOS), que têm ação prebiótica, o que significa que favorecem a proliferação de bactérias benéficas que habitam o intestino”, comenta Marciane Magnani, professora da Universidade Federal da Paraíba e orientadora da pesquisa.
Na pesquisa, a mandioca foi submetida a cada uma das fases da digestão. “As substâncias com ação prebiótica alcançaram o ambiente intestinal, contribuindo para o equilíbrio dos micro-organismos”, conta Magnani.
“A pesquisa apontou ainda impactos positivos à microbiota de voluntários com a doença celíaca, através da avaliação da mandioca digerida, em fermentação fecal, simulando o que ocorre no intestino”, diz a pesquisadora.
A mandioca pode contribuir para a absorção de nutrientes, reduzir inflamações, contribuir para a imunidade e até para o humor, conclui a pesquisa.
Mandioca: alimento no dia a dia
A mandioca oferece nutrientes como o potássio, aliado cardiovascular; o magnésio, essencial à saúde óssea; e a vitamina C, que é um potente antioxidante e blinda as células. A raiz é fonte de carboidrato, o nutriente da disposição, então serve como alternativa a pães, arroz, biscoitos, massas, entre outros.
Eleita o alimento do século 21 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a mandioca pode ser aproveitada em receitas de sopas, purês e no famoso escondidinho, por exemplo.
A fritura é mais uma preparação popular.
Entre os derivados da raiz, a tapioca tem sido a mais badalada ultimamente.
Outro derivado que faz sucesso e carrega tradição é a farinha, além do polvilho.
https://iclnoticias.com.br/veja-o-alimento-que-contribui-para-a-boa-saude/