Dois anos do 8 de janeiro: comandantes das Forças Armadas participarão de ato convocado por Lula
Evento em memória dos atos golpistas será dividido em 4 momentos, incluindo ato público na Praça dos Três Poderes; saiba como será
Por Ivan Longo
Escrito POLÍTICA 6/1/2025 · 04:58 hs
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandará nesta quarta-feira (8) uma cerimônia no Palácio do Planalto para relembrar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Convocados pelo chefe do Executivo, os três comandantes das Forças Armadas comparecerão ao o evento, que visa representar um recado firme aos setores golpistas ainda latentes tanto na seara militar quanto civil.
Os comandantes do Exército, general Tomás Paiva, da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, e da Marinha, almirante Marcos Olsen, estarão ao lado de Lula durante a solenidade.
O evento, dividido em quatro atos, inclui a reintegração de obras de arte restauradas, como o relógio do século XVII consertado na Suíça, e o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti. O ponto alto será o “Abraço da Democracia”, na Praça dos Três Poderes, ato público em que Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto acompanhado por lideranças dos três Poderes e pelos comandantes militares.
A participação dos comandantes das Forças Armadas no ato alusivo ao 8 de janeiro carrega um forte simbolismo, especialmente diante da expectativa de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro e militares de alta patente. Entre os investigados está o general Walter Braga Netto, atualmente preso, acusado de envolvimento na trama golpista. Ambos foram indiciados pela Polícia Federal (PF), junto com dezenas de outros civis e militares, no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil.
Programação do ato alusivo ao 8 de janeiro
1º Momento: Sala de Audiências, do Palácio do Planalto, às 9h30
Será feita a reintegração de obras de arte - relógio do século XVII e ânfora - tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza dos reparos. O relógio foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. Também será comunicado o fim do processo de restauro, com a entrega de 21 obras restauradas no Palácio da Alvorada e o relógio, na Suíça. Há previsão de imprensa de imagem.
2º Momento: 3º andar do Palácio do Planalto, às 10h30
Será feito o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti. E cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas que produziram da ânfora e de As Mulatas.
3º Momento: Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h
Cerimônia com a presença de autoridades.
4º Momento: Abraço da Democracia, Praça dos 3 Poderes
Ato simbólico com a participação do presidente Lula após o evento do Salão Nobre. O presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse abraço.
https://revistaforum.com.br/politica/2025/1/6/dois-anos-do-de-janeiro-comandantes-das-foras-armadas-participaro-de-ato-convocado-por-lula-172023.html