É falso que Lula propôs confiscar poupanças no Brasil para repassar a outros países


Postagens em redes sociais distorcem proposta para reserva para investimentos no Mercosul e geraram onda de desinformação

(Foto: Marcello Casal/Ag. Brasil)

247 - Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que irá confiscar o dinheiro depositado em contas de poupança dos brasileiros para financiar o desenvolvimento econômico e social na América Latina, como tem sido alegado por publicações nas redes sociais. Lula, na realidade, sugeriu a criação de uma poupança regional com recursos de bancos regionais de desenvolvimento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 10.000 curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (31), informa o site Terra. As peças desinformativas também somam mais de 20 mil visualizações no Tik Tok e circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance.

"Poupança regional tem a ver com os recursos disponíveis que podem ser utilizados para a produção. Lula não está falando de um ativo financeiro como uma caderneta de poupança. O conceito de poupança regional pode envolver recursos financeiros ociosos, mão de obra desempregada ou capacidade ociosa da indústria, que poderiam ser melhor aproveitados. Não tem nada a ver com o confisco de caderneta de poupança", explicou André Roncaglia, professor de Economia da Unifesp.

https://www.brasil247.com/midia/e-falso-que-lula-propos-confiscar-poupancas-no-brasil-para-repassar-a-outros-paises

Postagens mais visitadas deste blog