Indicação de Zanin para o STF é publicada no 'Diário Oficial'


Advogado que defendeu Lula na Lava Jato é especialista em Direito Civil e Processual. Nome de Zanin ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

Por g1 — Brasília

Entenda como funciona a composição do Supremo Tribunal Federal

Entenda como funciona a composição do Supremo Tribunal Federal

A indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicada nesta quinta-feira (1º) em edição extra do "Diário Oficial da União".

A indicação foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Zanin foi advogado pessoal de Lula. Se o nome de Zanin for aprovado pelo Senado, ele vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou.

"Eu acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país", declarou Lula mais cedo à TV Globo.

A sabatina no Senado ainda não tem data marcada.

Pelas atuais regras de aposentadoria do STF, os ministros deixam o cargo de forma compulsória aos completarem 75 anos de idade. Sendo assim, caso o nome de Zanin seja aprovado, ele poderá atuar na Corte até 2050.

Lula confirma indicação de Cristiano Zanin ao STF: 'Se transformará num grande ministro'

Lula confirma indicação de Cristiano Zanin ao STF: 'Se transformará num grande ministro'

Perfil

Cristiano Zanin tem 47 anos e atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato.

Ele nasceu em Piracicaba (SP), se formou em direito pela PUC de São Paulo e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transacionais.

O advogado não é filiado a partido político, mas defende Lula em processos criminais desde 2013. Isso embora não seja especialista na área penal, e sim em direito civil e processual.

Quem é Cristiano Zanin

Quem é Cristiano Zanin

Lula chegou a ser condenado e preso pela Justiça Federal, mas teve as condenações anuladas no STF por meio de recursos assinados por Zanin.

O advogado mantém um escritório com sedes em São Paulo e Brasília ao lado da mulher, Valeska Teixeira Zanin Martins. Valeska é filha de Roberto Teixeira, membro fundador do PT que também advogou para Lula nos últimos anos.

No site do escritório, consta que Zanin e Valeska são "especialistas no enfrentamento de lawfare, uma forma ilegítima de uso do Direito que vem sendo adotada por algumas autoridades nacionais e internacionais para obter resultados políticos, geopolíticos, econômicos e militares".

Em setembro de 2020, durante um desdobramento da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, Zanin chegou a ser apontado como suposto líder de um esquema de fraudes no Sistema S (Senac, Sesi e Senai).

O juiz Marcelo Bretas determinou, inclusive, operação de busca e apreensão na casa de Zanin. As diligências foram anuladas pelo STF.

Em entrevista de 2022, Zanin relembra momento em que chegou com Lula em cela da PF

Em entrevista de 2022, Zanin relembra momento em que chegou com Lula em cela da PF 

https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/06/01/indicacao-de-zanin-para-o-stf-e-publicada-no-diario-oficial.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula