Equipes de buscas no Amazonas encontram embarcação em área de desaparecimento


Segundo Univaja, local com vestígios por onde um barco pode ter sido arrastado também foi identificado; informações foram passadas para a Polícia Federal

Buscas ocorrem no Vale do Javari, emAtalaia do Norte, e seguem de forma ininterrupta por meio terrestre e fluvial
Buscas ocorrem no Vale do Javari, emAtalaia do Norte, e seguem de forma ininterrupta por meio terrestre e fluvial Comando Militar Amazônicas 
12/06/2022 às 17:45 | Atualizado 12/06/2022 às 18:12

A Univaja (União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) informou na tarde deste domingo (12) que foi encontrada uma embarcação na região de buscas pelo do indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips no Vale do Javari, no Amazonas. 

Neste domingo completou uma semana do desaparecimento da dupla.

Equipes da Operação Javari, que fazem as buscas, encontraram no sabado (11) um local onde vestígios foram observados – como a beira de um barranco onde uma embarcação poderia ter sido arrastada.

 Próximo a esse local foi encontrada a embarcação, que foi encaminhada, assim como as informações sobre o achado, para a Polícia Federal.

A PF ainda não informou se a embarcação pertence a Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, preso temporariamente por determinação da Justiça por suspeita de envolvimento no desaparecimento da dupla.

Material examinado

Na sexta-feira (10), equipes que integram a Operação Javari localizaram “material orgânico aparentemente humano” no Rio Itaquaí, próximo ao porto de Atalaia do Norte, no Amazonas.

O conteúdo foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Também serão analisadas no instituto amostras de sangue encontradas na embarcação de Amarildo, apreendida na quinta-feira (9.

Também no sábado, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu uma resolução com solicitações ao governo brasileiro a respeito do paradeiro da dupla.

A organização, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), pediu que o Brasil redobre os esforços de busca, e disse que o país não agiu de forma célere após receber a denúncia sobre o desaparecimento.

Segundo o documento, os esforços estatais teriam sido iniciados depois de uma grande mobilização da sociedade civil e da imprensa, e as medidas adotadas até o momento seriam insuficientes, considerando a extensão do território, além de outros desafios técnicos.

Também no sábado, a Polícia Federal, que coordena um comitê de crise na capital amazonense, esclareceu por meio de nota que são falsas as notícias que circularam, sobretudo nas redes sociais, de que corpos teriam sido encontrados.

Ferreira e Phillips desapareceram no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte..

De acordo com as entidades, o indigenista é alvo de ameaças de madeireiros e garimpeiros que tentam invadir terras indígenas na região.

 Ele é tido como experiente e profundo conhecedor da região, já que foi coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Atalaia do Norte por anos.

(Publicado por Carolina Farias)

  • Perícia na lancha de suspeito preso por suspeita de envolvimento no desaparecimento de dupla no Amazonas Crédito: Polícia Federal

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/equipes-de-buscas-no-amazonas-encontram-embarcacao-em-area-de-desaparecimento/

Postagens mais visitadas deste blog