Bombeiros encontram mochila com notebook em área de busca por desaparecidos



Atalaia do Norte (AM)

Bombeiros encontraram neste domingo (12) uma mochila, notebook e pertences submersos na área em que ocorrem as buscas pelo indigenista Bruno Pereira e Dom Phillips, na região do Vale do Javari (AM)

Ambos estão desaparecidos desde 5 de junho.

Também foram achados chinelos e uma lona no local, segundo agentes do Corpo de Bombeiros do Amazonas que retornaram no fim da tarde deste domingo ao porto de Atalaia do Norte (AM).

Pereira e Phillips viajavam pelo rio Itaquaí à cidade no dia do desaparecimento, mas não chegaram ao destino.

Os objetos foram encontrados por mergulhadores dos bombeiros. 

A mochila estava amarrada numa árvore submersa no igapó e os pertences estavam dentro dela.

 Ela foi entregue à Polícia Federal.

Braço de bombeiro, no momento em que retira pertences submersos na água
Bombeiros encontraram neste domingo (12) uma mochila, notebook e pertences submersos na região em que ocorrem as buscas pelo indigenista Bruno Pereira e Dom Phillips, na região do Vale do Javari (AM). - Reprodução de foto do Corpo de Bombeiros do Amazonas

Segundo os bombeiros, indígenas e representantes da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) disseram no local que a mochila pertenceria a um dos dois desaparecidos, mas não especificaram se seria de Pereira ou Phillips.

A mochila é da marca Equinox, com capacidade entre 60 e 70 litros, ainda de acordo com os agentes da corporação.

O primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Barbosa Amorim, que é o responsável pela equipe de mergulho, afirmou que todos os pertences e "material de trabalho" estavam na mochila. ​

Nove bombeiros atuam no local, sendo quatro mergulhadores. ​

Os objetos foram encontrados numa área que tinha sido isolada no sábado (11) pela Polícia Federal, nas margens do rio Itaquaí.

 Indígenas que auxiliam nas buscas haviam sinalizado que a mata no local tinha sinais de que um objeto de grandes proporções havia adentrado pelo local.

Policiais Federais realizam perícia e isolam uma parte da margem do rio Itaquaí, no sábado (11) - Pedro Ladeira/Folhapress

Folha acompanhou, no sábado, o momento em que policiais federais avançaram por um igapó —área de mata inundada por água, à margem do rio— para uma perícia inicial do local. Os agentes isolaram o trecho onde existe a suspeita de passagem da lancha dos desaparecidos com uma fita amarela.

As autoridades retornaram à região neste domingo para realizar novas buscas, que resultaram na descoberta da mochila e dos demais objetos.

A suspeita de indígenas, relatada à Folha no sábado com o auxílio de tradutores, é que a embarcação usada por Pereira e Phillips pode ter perdido a direção, após um possível ataque, e ter avançado pelo igapó de forma descontrolada.

Buscas por jornalista e indigenista desaparecidos no Amazonas

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/06/bombeiros-encontram-mochila-com-notebook-em-area-de-busca-por-desaparecidos.shtml

Postagens mais visitadas deste blog