Produtores de Mogi das Cruzes estão otimistas com a venda de flores e plantas para o Dia das Mulheres




Por Paula Moreira e Aniele Santos, Diário TV 1ªEdição

19/02/2022 


Os produtores de flores de Mogi das Cruzes estão otimistas para as vendas do Dia das Mulheres, comemorado no dia 8 de março.

O biólogo e orquidófilo Charley Kenji Suzuki explica que a data é uma das mais mais importantes para o mercado de flores e produção, ficando atrás, apenas, do Dia das Mães.


Para este ano, a expectativa é manter o mesmo volume de vendas de 2021, ano que foi 30% maior em relação as vendas no período pré-pandemia.

"Todo ano a gente vê que o comércio de flores está aumentando nesta data. O Dia da Mulher é praticamente a nossa segunda maior data de venda de flores", diz Charley. 
Por trás das flores que chamam atenção pela diversidade de cores e texturas, têm anos de trabalho e cultivo. A delicada orquídea é uma das flores mais procuradas para presentear.


Para que cheguem no ponto da venda, elas são plantadas por pelo menos cinco anos. O biólogo afirma que as plantas são cultivadas com muito cuidado, para que nas datas comemorativas haja mercadoria.

"Precisa ter muita dedicação, primeiro você precisa gostar da cultura e, outra coisa, precisa cuidar direitinho. Precisa ter água na época certa, adubo semanalmente e, estar sempre atento à produção", complementa.
Em um garden da Vila Mogilar, para a comemoração da data, as orquídeas também são as queridinhas do público, ficando para trás as mais procuradas Cyclamen e a Kalanchoe.


"São flores elegantes e requintadas, então quem está dando um presente para o Dia da Mulher, está querendo caprichar um pouco", conta o proprietário Jilson Silva.

Produção
Ao longo dos anos, o Dia das Mulheres fez com que o setor de produção aumentasse. Segundo o comerciante, durante a pandemia da Covid-19 as pessoas consumiram cada vez mais plantas.



O valor dos produtos deste gênero teve reajuste, acompanhando a alta na inflação, mas atualmente está mais popular. A orquídea, por exemplo, tem opções a partir de R$ 30. 
Apesar das vendas na datas serem boas, o comerciante diz que um detalhe faz um grande diferença. "O ideal é que essa data fosse aos sábados, quando as pessoas tivessem mais tempo para procurar um presente. Mas acredito que o movimento vai ser bom mesmo assim", fala.



Mogi das Cruzes é referência na produção de orquídeas e hortênsias e produz cerca de 2,5 mil variedades de plantas ornamentais. 


https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/02/19/produtores-de-mogi-das-cruzes-estao-otimistas-com-a-venda-de-flores-e-plantas-para-o-dia-das-mulheres.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog