Coordenador Regional de Saúde garante 10 respiradores a Itaquá

Ciente da alta demanda de pacientes com coronavírus (Covid-19) em Itaquaquecetuba, o governo do Estado garantiu que os dez respiradores prometidos serão destinados nos próximos dias ao município. 

A confirmação do envio dos equipamentos, fundamentais para a ampliação da quantidade de leitos especializados no tratamento da doença, foi dada ontem pelo coordenador de Regiões de Saúde do governo do Estado, Osmar Mikio Moriwaki.

Esta é a primeira vez que um representante do governo estadual fala diretamente à imprensa da região. A entrevista de Moriwaki ocorreu um dia após o Grupo Mogi News publicar a promessa do Estado em disponibilizar um porta-voz para esclarecer a situação referente aos respiradores de Itaquá, a ampliação de leitos no Hospital das Clínicas de Suzano e no Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes .

Itaquá vem amargando altos índices de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santa Marcelina onde há 22 vagas sob responsabilidade do Estado. 

Essa taxa vem se aproximando frequentemente da totalidade de sua capacidade, que beira os 95%. 

No entanto, os novos aparelhos serão encaminhados à Prefeitura. 

"Estamos recebendo lotes de respiradores gradualmente e atendendo todos os hospitais que estavam aguardando", explicou o Moriwaki. "Atendemos o hospital estadual de Itaquá (Santa Marcelina) e o município. Nas próximas semanas sairão os respiradores ao município", adiantou.

Tamanha foi a alta taxa de ocupação de leitos, que o Centro de Contingência do Coronavírus do Estado recomendou, há uma semana, que Itaquá retrocedesse a classificação à fase vermelha, com restrição total para abertura do comércio. 

No mesmo dia, a Prefeitura criticou a proposta, apontando que o critério utilizado pelo Estado, com base na ocupação dos leitos de UTI compete ao Estado. 

A Câmara de Itaquá e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município farão, inclusive, uma reunião virtual amanhã, às 19 horas, para tratar de estratégias que evitem a propagação do coronavírus.

"Moradores do Alto Tietê podem ter a certeza que o Estado sempre esteve e está atento às necessidades da região. Os moradores podem ficar tranquilos, o Estado esta atento a qualquer movimento crescente para uma rápida interferência", garantiu o porta-voz do Estado.



Felipe Antonelli

http://www.portalnews.com.br/_conteudo/2020/07/cidades/125227-estado-garante-os-dez-respiradores-a-itaqua-nos-proximos-dias.html

Postagens mais visitadas deste blog