Alto Tietê avança à fase amarela do Plano SP, que prevê reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias com limitações

Situação de Itaquaquecetuba

Na última semana, o Centro de Contingência do Coronavírus recomendou ao Governo Estadual que o município de Itaquaquecetuba retrocedesse à fase vermelha do Plano São Paulo.
Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano

De acordo com o Centro de Contingência, a cidade mostrava uma taxa de ocupação muito alta de leitos de UTI e taxas de epidemia e de aumento de internações muito elevadas. Na ocasião, a Prefeitura de Itaquaquecetuba informou, porém, que não seguiria a recomendação e que permaneceria com as restrições da fase laranja.

Nesta quinta-feira (9), o Hospital Santa Marcelina apresentou uma queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19. O índice, que era de 95%, caiu para 82%, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde. A média de ocupação dos leitos de UTI da rede estadual foi de 73% nesta quinta-feira.

Na coletiva desta sexta-feira, o secretário de estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, falou especificamente sobre a situação de Itaquaquecetuba e disse que a recomendação segue sendo para que a cidade mantenha restrições de forma mais ativa, embora as taxas do município tenham melhorado.

"Os índices da região leste da Grande São Paulo são positivos e levam a região como um todo para a fase amarela neste momento. Eles têm uma redução no número de internações, também uma redução muito contundente, de 27%, no número de casos, o que reproduz a ida da região para a fase amarela. Mas o município de Itaquaquecetuba teve uma recomendação para que pudesse aumentar suas restrições, a exemplo do que fizemos com Campinas e Sorocaba em períodos anteriores", disse Vinholi.


Números da Covid-19 no Alto Tietê


Nesta quinta-feira (9), o Alto Tietê registrou mais 15 mortes provocadas pela Covid-19. Os óbitos foram um em Arujá, um em Itaquaquecetuba, dois em Ferraz de Vasconcelos, dois em Mogi das Cruzes e nove em Suzano. Ao todo, são 743 vítimas fatais da doença na região.


Também nesta quinta, o Alto Tietê registrou mais 579 novos casos da Covid-19, sendo 414 deles só em Itaquaquecetuba. De acordo com a Prefeitura, trata-se de moradores da cidade que fizeram o teste em outro município, e só nesta quinta-feira a notificação de centenas de testes entrou nas estatísticas da cidade, após o Instituto Adolfo Lutz fazer a atualização.

No acumulado desde o início da pandemia, são 9.930 casos confirmados da Covid-19 na região, sendo que 5.340 pacientes estão curados.

Em entrevista ao G1, o secretário de estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, avaliou que os casos da Covid-19 apresentam "estabilidade" no Alto Tietê e disse que a região terá novos leitos de UTI apenas se necessário.

Postagens mais visitadas deste blog