Suzano -Suzano é selecionada para receber programa ‘Melhoria da Educação’ da Fundação Itaú Social

Suzano foi selecionada para receber o programa “Melhoria da Educação”, da Fundação Itaú Social
A iniciativa, que será realizada em dois anos (2019-2020), tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia educacional de formação contínua com os profissionais gestores da educação infantil. 
Nove municípios de todo o Brasil foram contemplados com o trabalho. 
O prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, assinaram o acordo de cooperação com a superintendente da Itaú Social, Angela Cristina Dannemann, na última terça-feira (26/02), na capital paulista. Todo o processo será oferecido gratuitamente pela entidade.
Voltado à Gestão Pedagógica da Educação Infantil, o programa consiste em um dispositivo complexo e integrado de formação continuada de práticas sociais de oralidade, leitura e escrita para as três frentes do setor: equipe técnica, coordenador/diretor e professor. 
Entres as principais atividades a serem desenvolvidas estão o ciclo de formação direta no município, com encontros de formação, realização da “Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo” (HTPC), visitas a escolas e supervisão de equipe técnica em reuniões on-line; seminário de partilha e de devolutiva; cursos à distância; e produção de material a partir da formação local.
Segundo Bassini, as capacitações seguirão em dois momentos e deverão contemplar cerca de 150 colaboradores da Educação municipal. 
A pasta solicitou à Itaú Social a possibilidade de Suzano ser contemplada. 
Em outubro de 2018, a equipe gestora da entidade veio à cidade e realizou uma série de entrevistas com os funcionários. 
Depois, na segunda fase, foi aplicado um questionário sobre a estrutura da Educação, quantidade de professores e de escolas, entre outros. 
Por fim, houve mais um encontro presencial, desta vez, com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, com o objetivo de apresentar o programa e saber do interesse em avançar neste setor.
Para o acompanhamento de Suzano, a Itaú Social encaminhará o Instituto Avisa Lá para atuar com a formação de profissionais que atendem crianças de 4, 5 e 6 anos. 
A coordenadora do instituto e mestre em Educação, Silvia Pereira de Carvalho, explicou que estará presente em dois polos na cidade, trabalhando com pautas pedagógicas no período de dois anos. 
A ideia é que, a partir das vivências e das ações realizadas, seja criada uma tecnologia que, posteriormente, será disponibilizada como caso de exemplo para demais cidades.
De acordo com a superintendente da Itaú Social, a missão do programa é desenvolver, implementar e compartilhar tecnologias sociais para conseguir a melhoria da educação pública brasileira. 
Com a prática do ‘Melhoria da Educação’, duas linhas serão seguidas com a formação de profissionais e o fortalecimento de organizações da sociedade civil, permeando o eixo de monitoramento e avaliação. 
Desta forma, as cidades contempladas são pioneiras a receber o projeto-piloto. 
Será um trabalho colaborativo e que visa a troca de experiência para alcançar melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios. Por sua vez, o chefe do Executivo suzanense destacou que a educação se faz em todos os lugares e a todo momento, na teoria e na prática.
Também estiveram no encontro o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Frederico Amâncio, a presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), Paulínea Albuquerque, prefeitos e secretários de Educação de Itapecerica da Serra, Itapevi, São Vicente, Andaraí (BA), Juazeiro (BA), Lauro de Freitas (BA), Paulista (PE) e Várzea Grande (MT) – municípios contemplados com o programa.

Postagens mais visitadas deste blog