Plantas que funcionam como soro antiofídico - Planta medicinal brasileira é antídoto contra veneno de cobra


Um grupo brasileiro que pesquisa substâncias de plantas pode mudar a forma de se tratar as vítimas de picada de cobra.

Usando moléculas extraídas de duas plantas nacionais, os pesquisadores Paulo Roberto Ribeiro Costa e Paulo Melo, do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da UFRJ, conseguiram neutralizar o efeito do veneno em testes com camundongos.

Casos de envenenamento em humanos são numerosos no Brasil - cerca de 17 mil por ano, com 100 mortes -, mas há mais de um século o tratamento para a picada é o mesmo: soro antiofídico.

É um preparado de células e anticorpos extraídos do sangue de cavalos que recebem doses moderadas de veneno.

"O problema é que é preciso fazer um soro diferente para cada tipo de veneno, e ele pode dar problemas anafiláticos de alergia, além de ter validade curta", diz Ribeiro Costa.

Esses problemas não ocorrem com os preparados antiofídicos da UFRJ, mas ainda é preciso testá-los em outros animais antes de experimentar a fórmula em humanos.


As plantas usadas por Costa e Melo foram os arbustos Eclipsia prostata e Harpalicia brasiliana, que neutralizaram venenos de cinco espécies de cobra do gênero Bothrops (o mesmo da jararaca), responsável por 90% das picadas no Brasil.
De acordo com o orientador do estudo, o biomédico e professor do Instituto de Biologia da UFF André Lopes Fuly, a surucucu “é uma serpente que, apesar de registrar número de acidentes no Brasil pequeno [2% do total de mais de 49 mil casos registrados entre 2001 a 2006 pelo Ministério da Saúde], quando comparada com jararaca, responsável por 90% dos ataques, o índice de letalidade dela é bastante expressivo, três vezes mais letal que o da jararaca”.

Uma pesquisa apresentada na manhã desta terça-feira, 20, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) revelou que o barbatimão, uma planta medicinal da biodiversidade brasileira, pode neutralizar o veneno da cobra surucucu.

A descoberta dessa propriedade do barbatimão pode significar um antídoto quase 50% mais barato do que o soro antiofídico usado atualmente.
Fuly destacou ainda que o baixo número de acidentes também compromete a produção do soro para o veneno da surucucu. Para o biomédico, a escassez de pesquisas é apenas um dos aspectos que justificam a busca por alternativas antiofídicas.
A tese desenvolvida pelo pesquisador Rafael Cisne de Paula, sob a orientação do biomédico, revelou ainda que o barbatimão, já reconhecido pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) como medicamento fitoterápico com propriedades cicatrizantes e antidiarreicas, foi eficiente também na inibição do veneno da surucucu, mesmo depois de submetida ao aquecimento de 80 graus Celsius (°C).

“O soro é produzido por três laboratórios públicos no Brasil [Instituto Vital Brazil, em Niterói; Instituto Butantã, em São Paulo, e Fundação Ezequiel Dias, de Belo Horizonte] e tem vantagens e desvantagens, como qualquer outro tratamento.
A vantagem é que, apesar do índice elevado de acidentes [com cobras], o número de óbitos é baixo. Mas as desvantagens são importantes, como as reações alérgicas dos pacientes [de 30% a 40% dos casos], que podem evoluir para o óbito, o processo de produção e logística de transportes é caro e, ainda, o soro não reverte os efeitos do veneno com 100% de eficácia”, explicou Fuly.
“Dez gramas [da planta] podem ser compradas, na internet, por R$ 10. Dez gramas é uma quantidade razoável para fazer o chá e guardar, já que [o chá] não requer tantos cuidados como o soro para armazenamento. Isso já reduz muito o custo da logística e da produção”, explicou o orientador do estudo.
Tags: planta que neutraliza veneno de cobra, planta contra veneno de cobra, remédio contra veneno de cobra, remédio que neutraliza veneno de cobra, planta antidoto veneno de cobra, remédio antidoto veneno de cobra, soro antiofídico veneno de cobra, veneno escorpiao, veneno aranha, cobras mais letais, aranhas mais letais,

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

A Magoo Baby tem mais de 50 anos no mercado do enxoval de bebê

A Magoo Baby tem mais de 50 anos  no mercado do enxoval de bebê
Clique acima e conheça nossa loja

Postagens mais visitadas deste blog