Vale divulga lista de trabalhadores da mineradora desaparecidos após tragédia - A mineradora Vale divulgou uma lista de possíveis vítimas da tragédia em Brumadinho que ainda não foram contatadas. A lista contém 413 nomes; todos trabalhadores da mineradora. Na lista ainda não contam os moradores da região. O número de mortos chega a nove. Os bombeiros preparam uma varredura no Rio Paraopeba e no local do desastre. O site é: vale.com.br/brumadinho.





Resíduos de barragem atingem estrada em Minas Gerais. Foto: Reprodução/TV Globo (Crédito: )
Resíduos de barragem atingem estrada em Minas Gerais. Foto: Reprodução/TV Globo
Barragem da Vale se rompeu em Brumadinho, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (25)
Agência EFE
O drama da barragem de rejeitos no Brasil se inicia com um projeto de engenharia a ser traído no futuro, quando a demanda aumentar e a mineradora autorizar puxadinho, mal licenciado, que resolva o problema de armazenagem sobrecarregando o solo. Foi assim em Mariana.
Barragem de rejeitos é cemitério dinâmico, vivo, uma vala que amanhã não será mais como hoje. Como um intestino. Se é, na essência, sensível, precisa de acompanhamento técnico diário. Nenhuma mineradora o faz a contento. Tampouco os organismos públicos fiscalizam devidamente.
Quando se pensa nisto e se transporta a bomba para o terreno montanhoso de Minas Gerais, pronto: temos barragens no alto, próximas a rios, cursos que levam a povoados, e então imaginamos o potencial destruidor de uma massa de lama a jusante. Fundão, quando rompeu, morreu no mar.
O maior crime de todos, porém, está na desinformação calculada das populações na rota da morte. As pessoas simplesmente não sabem do risco, informação que lhes é negligenciada. Nenhum plano de contingência. Nenhum procedimento de evacuação. Vive-se aos pés de um vulcão sem saber.
Em Mariana, iniciativa privada e poder público se articularam – com negligência, corrupção e ganância – contra a sociedade. Terá sido igual em Brumadinho. Será da mesma forma da próxima vez. Até que um CEO de multinacional vá em cana.
Agência EFE - Barragem da Vale se rompeu em Brumadinho, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (25)



Um ônibus da Vale foi encontrado soterrado na região da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. De acordo com a empresa, havia corpos de funcionários dentro do veículo.



Postagens mais visitadas deste blog