prefeito Marcus Melo em Sevilha - Mogi das Cruzes - Novas tecnologias na área de limpeza pública - “Estamos aprendendo o que podemos levar para nossa Mogi das Cruzes”, destacou o prefeito.

O prefeito Marcus Melo, que está em Sevilha, na Espanha, para participar do 2º Fórum Global de Eventos Locais, visitou nesta quarta-feira (23/01), a empresa Lipasam, que é responsável pelos trabalhos de limpeza pública da cidade espanhola, incluindo varrição, coleta e destinação de resíduos sólidos. 

A ideia é conhecer novos procedimentos e tecnologias, com o objetivo de trazer para Mogi das Cruzes melhorias neste, que é um serviço essencial.
Durante a visita, o chefe de serviços da empresa, Emilio Benítez Torres, apresentou o ponto limpo, um espaço inteiramente dedicado ao recebimento de materiais inservíveis de origem doméstica, desde madeira, material resultante de podas de árvores, até baterias e roupas.
Tudo é levado por caminhões da empresa para destinações ambientalmente corretas e, para otimizar a questão do transporte e logística desses materiais, a empresa está implantando uma nova tecnologia, que se baseia na instalação de sensores no interior de cada container.
Assim, sempre que um deles estiver chegando à sua capacidade máxima, o aparelho aponta a necessidade de um caminhão ser deslocado ao local para esvaziá-lo. 
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Wellness Telecom, que também foi visitada nesta quarta-feira pelo chefe do Executivo mogiano. 
“Estamos aprendendo o que podemos levar para nossa Mogi das Cruzes”, destacou o prefeito.
Nesta quinta-feira (24/01) terá início o 2º Fórum Global de Governos Locais, que é o principal compromisso de Melo na Espanha. O prefeito vai participar da mesa Safe City, que discutirá as inovações adotadas pelas cidades na área de segurança.
O convite para participação no evento foi encaminhado pelo prefeito de Sevilha, Juan Espadas Cejas. 

O Foro Global reúne representantes de países de todas as regiões do mundo e acontece entre os dias 24 e 26 de janeiro. 
Esta edição terá a participação de prefeitos de cidades como Paris, Lisboa, São Francisco, Málaga, Newcastle, Montreal, Cidade do México, Buenos Aires, La Paz, entre outras.

Nestes três dias, serão discutidos os grandes desafios globais para os municípios, com destaque para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui 17 objetivos e 169 metas que reúnem os âmbitos econômico, social e ambiental.
A mesa de debates sobre segurança também terá a participação do prefeito de Orizaba, no México, Igor Fidel Rojí López, do prefeito de Xiamen, na China, Jian Kin, do diretor de Segurança e Emergências de Sevilha, Rafael Pérez, do CEO de Wellness Telecom, David García, e do Presidente de MB3-Gestión, Francisco Morcilllo.
A participação no 2º Fórum Global de Governos Locais também reforça a integração do município com os países da Comunidade Europeia. 
Em novembro, Mogi das Cruzes recebeu a visita de representantes de 10 países europeus para uma visita oficial à cidade. 
Um dos participantes foi o cônsul-geral da Espanha, Ángel Tuesta. (Lívia de Sá)

Postagens mais visitadas deste blog