Mogi das Cruzes - Entre 2017 e 2018 Saldo de contratações mostra aumento de 14,8% na cidade

O ano passado foi positivo para o mercado de trabalho em Mogi das Cruzes. 
Em comparação a 2017, houve um crescimento de 14,8% no número de vagas criadas na cidade. 
Enquanto em 2018, foram gerados 1.861 novos postos de trabalho, no ano anterior o saldo foi de 1.621. 
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério da Economia.
O setor que mais empregou em Mogi no ano passado foi o de serviços, com saldo de 1.382 novas vagas, ou seja, 74,2% do total. 
No comparativo regional, a cidade é responsável por 35,9% das contratações no Alto Tietê. Ao longo do ano passado, foram 37.570 admissões apenas em Mogi, e 104.648 nas demais cidades. No período, a região gerou 5.501 novas vagas.
A variação é pequena em relação a 2017, quando Mogi respondeu por 35,8% das admissões na região. Ao longo desse ano, de 102.090 contratações, 36.575 ocorrem no município. Já o saldo de vagas apresentou alta significativa no Alto Tietê, superando os 4.401 postos de trabalho criados em 2017, ou seja, elevação de 24,8% em relação ao ano passado.
Por outro lado, o saldo de vagas de dezembro de 2018 foi negativo na cidade, assim como no ano anterior, inclusive com um número maior de demissões. Em 2017, foram registrados 567 desligamentos a mais que as admissões e, no ano seguinte, este número saltou para 945 demitidos, o que representa um aumento de 66,6%.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes, o maior número de demissões ocorreu no setor de serviços, foram 761 desligamentos na área de call center, devido a contratos de curta duração. A expectativa é que as contratações do segmento sejam retomadas entre este mês e o próximo. 
Outros setores que demitiram foram comércio, construção civil e indústria. 
Otimismo
Para Moraes, 2018 foi um ano bastante positivo e promissor para a cidade. 
"Tudo que está sendo construído nos últimos anos vem contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento da cidade. A lei de incentivo fiscal que deve atrair empresas; a Sala do Empreendedor, que permite abrir empresas em até 24 horas; a Escola de Empreendedorismo e Inovação; as relações com a União Europeia, China, Japão, e o prefeito Marcus Melo agora na Espanha, onde também vai apresentar a cidade, tudo que foi plantado, vai gerar reflexos", avaliou.
A expectativa para a geração de empregos neste ano é também otimista. "Enquanto o mercado de trabalho diminuiu em muitas cidades, Mogi conseguiu estabilizar e crescer, que o novo governo venha favorecer, estadual e federal. Esta onda de otimismo e esperança no meio empresarial e da população também ajuda muito", destacou Moraes.
Katia Brito - http://www.portalnews.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog