Alckmin inaugura Hospital Estadual de Suzano Unidade não conta com pronto-socorro e, por isso, população de Suzano conta apenas com Santa Casa para casos de urgência e emergência. Unidade abriga centro de diagnóstico por imagem que governador promete que deve zerar filas de tomografia, mamografia, ultrassom e Raio-X.

Hospital Estadual de Suzano foi inaugurado nesta quarta-feira (4) (Foto: Maiara Barbosa/TV Diário)
O novo Hospital Estadual de Suzano foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (4). Ele faz parte do complexo do Hospital Auxiliar de Suzano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Por Maiara Barbosa e Jamile Santana, G1 Mogi das Cruzes e Suzano

No local também deve começar a funcionar ainda este mês o centro de diagnóstico por imagem.

A unidade, construída com recurso estadual, não terá pronto-socorro com atendimento portas abertas.

Por isso, Suzano continua contando apenas com um hospital para atendimentos de urgência e emergência: a Santa Casa.

O novo hospital estadual recebeu R$ 31 milhões de investimentos e tem 120 leitos incluindo internação, hospital-dia, duas salas cirúrgicas, salas de coleta de exames e consultórios e equipamentos.

Já o centro de diagnóstico tem Raio-X com capacidade de realizar 1.020 exames por mês, tomografia (320/mês), mamografia (230) e ultrassom (480).

O governador Geraldo Alckmin esteve na cidade para a inauguração. Ele comentou a decisão de não incluir um pronto-socorro na unidade. " Quem pode responder isso melhor é o professor David Uip. Mas, normalmente, a gente evita hospitais portas abertas porque acaba vindo pacientes não graves e isso acaba prejudicando quem é mais grave. Os pronto-socorros municipais são de porta aberta. Já os hospitais [estaduais] são para pacientes encaminhados, mais graves que realmente precisam do hospital para cirurgia ou internação. Essa unidade só vai atender o Alto Tietê", explicou.

Já o secretário estadual de saúde David Uip que também esteve na inauguração foi mais breve. "Não temos pronto-atendimento aqui [Hospital Estadual]. Vai ter plano operativo que vai ser traçado em toda região. Mas aqui, agora, não tem pronto-atendimento", disse.

Em novembro, o prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi já havia anunciado que o PS do Hospital Estadual havia sido descartado e que, apesar de não resolver o problema na área de saúde na cidade de Suzano, os exames laboratoriais podem ajudar a diminuir a fila de espera.

O antigo prédio do Hospital Auxiliar de Suzano também passa por reforma. O investimento é de R$ 6,8 milhões.

O serviço deve ficar pronto até o final do ano. "Com o centro de diagnóstico vamos conseguir zerar a fila de exames na cidade de Suzano. 

Temos Raio-X, mamografia e tomografia para atender a população", prometeu o governador Geraldo Alckmin.

Governador Geraldo Alckmin e secretário de Saúde David Uip em coletiva de imprensa em Suzano (Foto: Alessandro Batata/Tv Diário)


A cerimônia de inauguração também contou com a presença do prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PR) e autoridades do Alto Tietê.

Mogi-Bertioga
O governador também foi questionado sobre a situação da Rodovia Mogi-Bertioga que, só neste ano, registrou pelo menos sete quedas de barreiras e duas interdições totais.

A rodovia tem uma faixa no sentido Mogi das Cruzes interditada devido a queda de barreira na altura do quilômetro 89. 

"Estamos com equipes trabalhando na contenção de muro até sexta-feira (6), dai a equipe suspende os trabalhos para não prejudicar turistas e volta na segunda-feira (9). Espera-se que em meados da semana que vem o serviço de contenção de muros esteja concluído. O secretário de Transporte está encomendando um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) que deve mostrar os pontos da serra com maior risco de deslizamento. Esse trecho fica dentro de um parque e tem restrições ambientais. "

Postagens mais visitadas deste blog