Prefeitura solicitará captação de água da represa Taiaçupeba Atualmente, a água que chega às torneiras de Mogi são oriundas do rio Tietê; o pedido deverá ser feito ao DAEE

Luana Nogueira
Foto: Vitoria Mikaelli

A Prefeitura de Mogi das Cruzes quer começar captar água da represa Taiaçupeba para auxiliar no abastecimento da cidade. No dia 14 de março, o prefeito Marcus Melo (PSDB), terá uma reunião no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para solicitar a captação. Caso aprovada, o município desenvolverá os projetos necessários para verificar a viabilidade da obra. A medida seria uma saída para o problema enfrentado por Mogi, que nos últimos dias tem recebido água amarelada nas torneiras.
Durante vistoria nas obras do corredor Leste-Oeste, ontem de manhã, Melo informou que ainda quando era diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) havia solicitado a captação da água da represa, no entanto, na época, o DAEE negou o pedido. "Na divisa de Biritiba Mirim e Mogi existe uma estação que retira a água do Tietê para enviar para a represa Taiaçupeba. A cidade fica com a água que sobra do Tietê", ressaltou.
Melo informou que a água chega amarelada às torneiras por causa das condições de captação no rio Tietê. "A água do Paraitinga tem uma concentração de manganês muito forte. Quando o DAEE faz a alteração na disponibilidade de água das represas para o Tietê, temos um grande problema na qualidade da água na captação. Isso ocorreu na última sexta-feira, onde o índice de manganês aumentou em 20 vezes. Atrapalha muito o tratamento, que é químico. Colocamos o dióxido de cloro, mas quanto maior a concentração, mais tempo leva para reagir e temos que ter água 24 horas por dia".
O prefeito argumentou que, com a captação na represa Taiaçupeba, seria possível reduzir a captação do rio Tietê e minimizar os problemas com água amarelada. "Não podemos admitir esse descaso. É muito diferente o tratamento da água que você tira de um rio do que quando você pega da represa, onde o material se decompõe no fundo. No passado, já havíamos pedido autorização para captar a água da represa na divisa com Mogi e Suzano, pois o tratamento é mais fácil, mas não permitiram. Vamos reforçar a solicitação", afirmou.
Além de pedir para captar água da represa Taiaçupeba, Melo vai solicitar um contato direto entre as equipes do DAEE e o Semae, para que quando ocorrer mudança na captação do rio Tietê a autarquia mogiana seja informada para tomar as devidas providências. "Tendo autorização podemos fazer os estudos necessários para ver se é viável e possível construir uma nova estação de tratamento de água", acrescentou. 
http://www.portalnews.com.br

Postagens mais visitadas deste blog