Mogi das Cruzes - Centenas de pessoas acompanham abertura da Festa do Divino Espírito Santo 2016

Centenas de pessoas acompanham abertura da Festa do Divino Espírito Santo 2016

Bertaiolli destacou importância e tradição da festa: "Sob todos os aspectos, faz parte da história e da herança de Mogi das Cruzes"


 Centenas de pessoas participaram, na noite desta quinta-feira (05/05), da abertura oficial da Festa do Divino em Mogi das Cruzes, mais importante evento religioso e cultural da cidade. Em 2016, a festa completa 403 anos de história, consolidando-se como o maior e mais tradicional evento em louvor ao Espírito Santo no País. A expectativa dos organizadores é de que a festividade, que se estende até o dia 15 de maio, receba um público igual ou superior ao de 2015, quando a média foi de 15 mil pessoas por dia de segunda a quinta-feira e 20 mil por dia aos fins de semana.
O prefeito Marco Bertaiolli seguiu com a tradicional procissão da Prefeitura até a Praça Coronel Benedito de Almeida, onde o bispo dom Pedro Luiz Stringhini fez a abertura oficial do evento com a cerimônia de benção do Império do Divino, benção das novas bandeiras dos festeiros, capitães de mastro e devotos, hasteamento das bandeiras da Festa, de Mogi das Cruzes, e da Paz, e benção e levantamento do Mastro.

“Esta festa é a maior tradição de nossa cidade. Sob todos os aspectos, faz parte da história e da herança de Mogi das Cruzes. E é a mais antiga festa do Divino Espírito Santo no País. Que possamos levar para todos os dias do ano este clima de bençãos que temos durante a festividade”, disse o prefeito. “Desde meu primeiro ano de mandato, Deus me concedeu saúde para participar da festa. Este é o último ano que venho como prefeito. Mas como devoto, participarei até o fim da minha vida”, completou Bertaiolli.

Dom Pedro Luiz agradeceu aos devotos, organizadores do evento e autoridades, e disse que a Festa do Divino Espírito Santo é um momento de encontro com Deus. “O Espírito Santo é o Espírito de Deus que está em todo o Universo e em todos nós. É também um encontro com a cidade e um grande encontro com os irmãos.”

Também participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, e secretários municipais, entre outras autoridades.

Ao final da cerimônia, outra procissão partiu da catedral até o Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar, no Mogilar, onde é realizada a tradicional quermesse.

 Centenas de pessoas acompanham abertura da Festa do Divino Espírito Santo 2016 O Império do Divino ficará aberto diariamente, na Praça Coronel Benedito de Almeida, em frente à Catedral de Santana, das 5h à meia-noite. (JN)

Festa do Divino Espírito Santo 2016
De 5 a 15 de maio de 2016

Tema: “Divino Espírito Santo, derramai sobre as famílias a graça da Misericórdia”
Festeiros: Sérgio Braz e Mônica de Sousa Mello Capitães de Mastro: Ciro Fujii e Helena Kioko Mori Fujii
Associação Pró-Divino (Gestão 2015-2017)
Presidente:
Josmar Cassola da Silva
Assessor Eclesiástico: Padre Thiago Cosmo
Programação religiosa:
6 a 14 de maio

Novena e Missa (sempre às 19h30, na Catedral de Santana)

7 a 15 de maio
Alvorada (saindo sempre às 5 horas do Império do Divino na Praça Coronel Benedito de Almeida.
No dia 9, a Alvorada terá como destino o Cemitério São Salvador , onde haverá missa presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini.
No dia 10, a Alvorada passará em frente a Santa Casa de Misericórdia, para um momento de oração pelos doentes.
Em 15 de maio, último dia da festa, em frente à Ordem 1ª do Carmo, haverá uma breve cerimônia simbolizando a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos

7 e 14 de maio (sábados)
Missas campais no espaço da quermesse, às 15 horas. Dia 7, presidida pelo padre Wally Soares, da Paróquia São Judas Tadeu, de Suzano. No dia 14, presidida pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini.

15 de maio – Cerimônia de Pentecostes
Procissão às 16h30. Na sequência, será a missa de encerramento, presidida pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini. Após a missa, cerimônia de incineração dos pedidos e fechamento do Império.


Quermesse:
Durante o período da festa, com início sempre às 18h30, exceto aos sábados e domingos, quando começa às 14 horas.
Local: Centro Municipal Integrado (CIM) Deputado Maurício Nagib Najar (entrada pela Avenida Cívica, s/nº)

Serão 22 barracas de entidades e paróquias, e outras 3 da Associação Pró-Festa, onde serão vendidos doces típicos e salgados, como o tradicional tortinho, além de yakissoba, churrasco, afogado e caldos.

Este ano, a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes manterá na festa uma barraca de Frango à Basilicata

Entrada dos Palmitos:
14 de maio - Sábado

Concentração e saída em frente a capela de Santa Cruz (Rua Dr. Ricardo Vilela, altura do nº 1.200)
Cortejo seguirá pelas principais ruas da cidade, até a Catedral de Santana.

Postagens mais visitadas deste blog