Mogi das Cruzes realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Mogi das Cruzes realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Pró-Hiper está entre os programas de sucesso realizados na cidade para atendimento de pessoas com 60 anos ou mais


Mogi das Cruzes realiza na próxima quinta-feira (16/04), das 8 às 13h30, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na Escola de Governo e Gestão, no bairro do Mogilar. Neste ano, o tema central será “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”. O evento, aberto ao público, é promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. 

O principal objetivo é discutir e levantar propostas que serão enviadas à Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. “Recomendamos que os profissionais de diversas áreas, principalmente das áreas da saúde, atividades físicas, de educação e outras áreas de atenção aos idosos participem e contribuam com suas opiniões”, convida o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Luiz Pinheiro, lembrando que durante o evento também serão eleitos quatro delegados para a XIV Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de São Paulo. 

Outros objetivos da Conferência são: Debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, na perspectiva de sua efetivação; Sensibilizar a sociedade para o contexto de envelhecimento da população; Mobilizar a população do município, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; Fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos dos idosos, indicando prioridades de atuação nas três esferas de governo; Avaliar o contexto das políticas voltadas aos direitos do idoso em Mogi das Cruzes; Avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso, nas esferas de governo federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.

Além do tema central, o evento discutirá, por grupos de trabalho, três eixos temáticos: Gestão: Programas, Projetos, Ações e Serviços; Financiamento, Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento público; Participação Política e de Controle Social. A Conferência é um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção, além de conferir e avaliar o que está sendo realizado. Por isso, é essencial que usuários de entidades governamentais e não governamentais participem. “O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa quer ouvir os principais interessados, os idosos, e suas atuações na busca da defesa de seus direitos”, finaliza o presidente. (APF)


Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Data: Quinta-feira, dua 16 de abril
Horário: das 8 às 13h30
Local: Escola de Governo e Gestão
Endereço: Rua Antenor Leite da Cunha, 55 - Mogilar
Programação 
Das 8 às 9 horas: Credenciamento e Café
Das 9 às 9h15: Abertura Oficial
Das 9h15 às 10 horas: Palestra com Doralice Severo da Cruz Teixeira
Das 10 às 11 horas: Leitura e Aprovação do Regimento Interno
Das 11 às 12 horas: Trabalhos em grupo
Das 12 às 13 horas: Plenária para discussão e aprovação de diretrizes prioritárias
Das 13 às 13h30: Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual
13h30: Encerramento e Café


Investimentos e ações para idosos

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa consolida uma série de medidas e investimentos realizados pela atual Administração Municipal nos últimos anos. Desde 2010, quando foi implantada a Coordenadoria Municipal do Idoso, várias ações e políticas vêm sendo impulsionadas, fortalecendo um novo cenário de atenção ao idoso em sintonia com o panorama mundial de longevidade.

Um dos programas mais populares da Prefeitura de Mogi das Cruzes é o Pró-Hiper, que conta com cerca de 3 mil usuários cadastrados e uma frequência diária de 500 pessoas, atraídas por aulas como hidroginástica, informática, musculação, vôlei adaptado, dança de salão, entre outras atividades. O sucesso do Pró-Hiper resultou, em 2012, na implantação da Academia da Unica, em Jundiapeba. Além da equipe multidisciplinar, as duas unidades contam com acompanhamento médico. 

O atendimento esportivo foi impulsionado também pelas Academias da Terceira Idade (ATIs). Quarenta e cinco unidades já foram instaladas em diferentes pontos da cidade, garantindo atendimento diário para idosos nas aulas monitoradas. Por meio de uma parceria firmada com o órgão estadual, o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes também implantou a Praça dos Exercícios do Idoso no Parque Santana.

Na área de Habitação, o principal destaque é a Vila Dignidade, na Vila Cecília, com moradias especialmente projetadas para idosos, em condomínio horizontal dotado de área de convivência e integração com a rede social de proteção e defesa do idoso. Outro avanço importante é o cumprimento da cota de 3% das unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida destinada para pessoas com mais de 60 anos.

Na área de saúde, várias iniciativas favorecem o atendimento aos idosos. Em 2011, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o Programa Medicamento em Casa para que pessoas com mais de 60 anos recebam em casa os medicamentos de uso contínuo para tratamento de hipertensão e diabetes. Anualmente, o município também promove a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, priorizando a imunização dos idosos. Neste ano, a campanha será realizada no mês de maio. 

Para difundir ainda mais os direitos e serviços direcionados para quem tem mais de 60 anos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou o Manual do Idoso, que disponibiliza informações sobre programas e serviços, com vários telefones úteis. No Manual é possível saber, por exemplo, onde estão localizados os núcleos do Cecim – Centro de Convivência do Idoso e quais atividades oferecem para a terceira idade. Mogi das Cruzes conta atualmente com sete núcleos diferentes – Conjunto Santo Ângelo, Conjunto São Sebastião, Jardim Aeroporto III, Jundiapeba, Jardim Santa Tereza, Mogi Moderno e Biritiba Ussú – que, juntos, atendem mais de 200 alunos.

Outras melhorias foram conquistas em diversas áreas como Transportes, Cultura e Assistência Social. O primeiro Centro Dia do Idoso, por exemplo, está em fase final de construção no bairro do Rodeio. (APF)

Postagens mais visitadas deste blog