Mogi das Cruzes - Projeto que une musicalização e ensino sinfônico atenderá mais de 8 mil crianças em 2015

Projeto que une musicalização e ensino sinfônico atenderá mais de 8 mil crianças em 2015

Escola municipal da Moralogia é uma das cinco novas unidades a participarem do projeto em 2015. O ensino de música influencia positivamente na aprendizagem das crianças.



Distantes da área central da cidade, os alunos da Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, na Estrada da Moralogia, agora sonham com a música como um novo caminho para o futuro. A unidade escolar faz parte da ampliação do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido desde 2011 pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria de Educação. A iniciativa que atendia oito escolas em 2014, passará a atender 13 unidades e mais de 8 mil alunos neste ano.

“Este é um projeto de excelência que desenvolvemos na rede municipal de ensino. Teve início na Escola Municipal Prof. Mario Portes, em Jundiapeba, e até o ano passado era realizado em oito escolas. Neste ano, ampliamos para mais cinco. A música não nos traz só a alegria de despertar novos talentos, mas também de oferecer as nossas crianças a oportunidade de estarem melhor preparados para a vida”, disse o prefeito Marco Bertaiolli.

A unidade da Moralogia já ensaiava no ano passado seu ingresso no projeto. “Começamos com uma aula semanal do diretor musical do projeto, o maestro Daniel Bordignon. Depois ficamos com três músicos voluntários, que hoje também dão aulas para nossos alunos”, contou a diretora da escola, Regina Célia Rissoni Valentim. As outras quatro novas escolas são a Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia) e os CEMPREs José Limongi Sobrinho (Botujuru), Oswaldo Regino Ornellas (Jundiapeba) e Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi (Nova Jundiapeba). 

Pelo projeto, todos os alunos das escolas participantes recebem o ensino de musicalização e podem aderir ao ensino sinfônico, quando o aluno, por iniciativa própria, passa a aprender efetivamente a tocar um instrumento sinfônico e integrar um grupo. É do ensino sinfônico que o aluno pode evoluir para a participação na Sinfoniquinha do seu núcleo, a Sinfoniquinha de Mogi das Cruzes e, em última instância, a própria Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes.

Diferencial na aprendizagem

O projeto Pequenos Músicos chama a atenção por unir a música ao ensino na sala de aula. Os benefícios para os alunos são destacados pelos professores. “Com apenas poucos meses que tivemos o projeto no ano passado, senti as diferenças dos alunos em sala de aula. Eles estão mais concentrados e disciplinados. Têm mais iniciativa e autonomia para desenvolver as atividades”, observou a professora Eliana Alves Balthazar Faria. 

O aluno Jonathan Miranda de Souza, 10 anos, retornou a EM Antonio Pedro Ribeiro neste ano e se surpreendeu com o projeto. “Fiquei surpreso quando voltei para escola. Estou aprendendo bateria e gostando bastante. Espero ficar bem experiente”, disse. Maria Beatriz dos Santos Oliveira, 10 anos, chegou do Piauí no ano passado e também aprovou o projeto. “É uma alegria para mim e para os meus pais. Toco trombone de vara e aprendi muito aqui”.

Os monitores também destacam a importância da união do ensino de música com a questão pedagógica da escola. “Identificamos que há uma mudança grande tanto na questão pedagógica quanto na qualidade de vida das crianças. Muda até a questão emocional, aumenta a autoestima deles”, disse Leandro Tomazzini, monitor de percussão. Com 30 anos de experiência no ensino de música, Levi Martins é monitor de musicalização e de metais sinfônicos na escola. “É importante para o desenvolvimento psicomotor da criança. Ela socializa mais. Mogi é a única cidade que conheço que faz este elo entre o projeto e a sala de aula”, afirmou. O projeto na unidade escolar é coordenado por Eduardo Batista Oliveira. (KCB)

Programação de concertos para 2015 

A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes e a Banda Sinfoniquinha de Mogi das Cruzes fazem parte do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola e tem como diretor artístico e regente titular, o maestro Daniel Bordignon, diretor musical do projeto. Os grupos já têm apresentações previstas para este ano, tanto para alunos como para o público em geral com a participação em eventos.

A Banda Sinfônica inicia sua temporada no próximo dia 22 de abril, às 20 horas, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica – Cemforpe. Em palco, o grupo sinfônico fará uma reapresentação do concerto “Brasileiríssimo”, que reúne canções de grandes compositores brasileiros conquistou o público em dezembro de 2014, durante o concerto especial de final de ano. A entrada é gratuita.

O repertório traz uma série de canções de compositores e grupos musicais consagrados nacionalmente, como Djavan, Elis Regina, Marisa Monte, Tim Maia, Roupa Nova, Rita Lee, Roberto Carlos, Tribalistas, Tom Jobim e Miucha, Fábio Jr. e Bonnie Tyler. O espetáculo terá novamente a participação especial dos músicos Edna Fernandes e Cláudio Machado. O grupo também já têm apresentações previstas dentro da programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2015. 

No segundo semestre de 2015, a Banda Sinfoniquinha de Mogi das Cruzes fará seis concertos de um programa, que será apresentado aos alunos da rede municipal. A estimativa é atender 8,4 mil alunos de educação infantil. O projeto chama-se “Cocoricando”, uma adaptação do programa de televisão Cocoricó para o universo sinfônico. As apresentações acontecerão no Auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). 

O programa envolve não só a execução das canções para os alunos da rede, como também a criação de todo o cenário e o contexto que se alinham ao mundo infantil e estão sendo desenvolvidos em parceria com o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. As datas já estão marcadas entre os meses de agosto e o final de novembro. (KCB)

Postagens mais visitadas deste blog