Mogi das Cruzes - Bertaiolli prestigia abertura do Akimatsuri e destaca valor da comunidade nipo-brasileira

Bertaiolli prestigia abertura do Akimatsuri e destaca valor da comunidade nipo-brasileira

Em seu pronunciamento, o prefeito Marco Bertaiolli destacou os ensinamentos recebidos da comunidade nipo-brasileira e parabenizou os organizadores pelos 30 anos do Akimatsuri

O prefeito Marco Bertaiolli participou neste sábado (11/04) da abertura da 30ª edição do Akimatsuri, tradicional festival da colônia japonesa de Mogi das Cruzes. Realizado no Bunkyo, na Porteira Preta, o evento conta com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e será realizado neste domingo, dia 12, e também no próximo final de semana, dias 18 e 19 de abril. Em 2015, a festa comemora os 120 anos de imigração japonesa no Brasil. A novidade é a vinda do Expresso Turístico, que trará turistas de São Paulo para participar das diferentes atividades oferecidas na programação.
 Bertaiolli prestigia abertura do Akimatsuri e destaca valor da comunidade nipo-brasileira

“É um orgulho e uma honra estar aqui e prestigiar a 30ª edição desta festa tão importante. A história de Mogi das Cruzes se confunde com a história da imigração japonesa no Brasil, e recebemos ao longo destas décadas uma série de ensinamentos desta comunidade, como dedicação, respeito e trabalho. É preciso conhecer o nosso passado para construir o presente e projetar o futuro”, disse Bertaiolli, ao lado do presidente do Bunkyo, Kiyoji Nakayama, e de diversos representantes da comunidade nipo-brasileira.

Após os pronunciamentos, as autoridades presentes participaram da quebra do barril de saquê, uma solenidade que traz sorte de acordo com a tradição japonesa. Em seguida, as autoridades cortaram a fita inaugural e conheceram o Pavilhão de Expositores, onde os agricultores apresentam produtos como verduras, legumes, flores e frutos. Participaram do evento os deputados estaduais Gondim Teixeira, Hélio Nishimoto e Jooji Hato, além do chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Romildo Campello, que representou o governador Geraldo Alckmin na solenidade.

Tradição

A festividade faz parte do calendário turístico oficial de Mogi das Cruzes. O Akimatsuri mantém vivas as tradições, costumes, crenças e incentiva as manifestações artísticas e culturais do povo japonês. Nesta época do ano, os japoneses tem o costume de praticar oferendas aos deuses para agradecerem pela colheita e bem-estar das pessoas. Para isso, os nikkeis (imigrantes e descendentes de japoneses) realizam uma cerimônia religiosa com o intuito de mostrar a gratidão e pedir proteção contra doenças e o mau tempo.

Como nos anos anteriores, há uma extensa programação de shows e diferentes atrações entre danças, taikô, cantores nikkeis e praça de alimentação com boxes de pratos da culinária oriental, churrasco e bebidas. Haverá também a cerimônia do Tooro Nagashi - barquinhos japoneses são colocados no lago. Um carro alegórico do tradicional festival de Tachi Neputa, no Japão, pode ser conferido pelo público.

A exposição cultural e de produtos agrícolas, que acontece no Pavilhão Esportivo, tem um papel importante na festa. Turistas de São Paulo também irão conferir estas e outras atrações. O Expresso Turístico com destino ao Akimatsuri sairá às 8h30 da Estação Luz, em São Paulo, e o retorno está previsto para às 16h30. Será uma boa oportunidade para quem quiser curtir o evento e ainda fazer uma aconchegante viagem no trem turístico da CPTM. (MAS)

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog