Entrada dos Palmitos reúne 25 mil nas ruas do centro Evento de ontem marca o último final de semana da Festa do Divino, que tem mais de 400 anos de história

Uma das principais atrações do evento é o cortejo dos cavaleiros e carros de boi
Dat

A tradicional "Entrada dos Palmitos" reuniu cerca de 25 mil pessoas nas ruas que serviram de caminho para o cortejo que contava com mais de 2 mil devotos do Divino. O evento marca o último fim de semana da festa que tem mais de 400 anos de tradição. Grupos de congada, fiéis e cavaleiros percorreram as principais ruas do centro de Mogi das Cruzes e foram abençoados pelo bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini.

Uma das principais atrações é o cortejo dos cavaleiros e carros de boi, que neste ano reuniu 500 pessoas. Para o bispo diocesano, a integração entre os diversos grupos da sociedade é o diferencial desta edição. "A cada ano aumenta o número do público e vamos aprimorando a festa. Uma grande conquista é a união dessa força, é a confluência de todos os grupos que fazem a beleza da Festa do Divino. Na Alvorada de hoje (ontem), tivemos mais de 1,5 mil fiéis, e amanhã (hoje), que é o último dia, teremos ainda mais. Não é apenas a quantidade de pessoas, mas o brilho nos olhos dos devotos", disse.

Stringhini informou que parte do valor arrecadado na quermesse será revertida para a reforma que está sendo feita na Catedral de Santana. "O dinheiro da quermesse é destinado para as entidades de modo especial. A Diocese recebe uma parte no final. Precisamos restaurar a catedral, estamos construindo o seminário e também foi construída a Capela do Divino. A Festa do Divino tem sua rotina, expressão e tradição de 400 anos. Notamos que isso está consolidado e é uma maravilha ver a expressão das pessoas", destacou.

O festeiro Carlos Matias Guerra contou que a experiência à frente da festa modificou sua devoção ao Divino. "É emocionante ver os devotos e o que eles fazem. Foram 11 dias de transformação e estou sentindo uma devoção mais forte. Conseguimos reunir o público esperado e neste domingo (hoje) devemos chegar aos 380 mil devotos que compareceram na quermesse, café, Alvorada, procissão e Entrada dos Palmitos", informou. Os novos festeiros devem ser conhecidos no dia 19 de junho.

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) também destacou a importância da Festa do Divino. "Somos privilegiados de estar em uma cidade que tem tamanhas devoção e fé. É isso que move essa festa e que a mantém viva durante todos esses anos", acrescentou.

O cônsul belga Didier Vanderhasselt participou da festa pela primeira vez e ficou impressionado com a tradição. "Existem alguns eventos similares na Europa, mas essa festa é muito particular, com os cavalos e o número de pessoas que participam. A tradição de 400 anos impressiona, principalmente por ocorrer próximo de São Paulo, é outro mundo. Na Bélgica, a maioria da população é católica, só que cada vez menos pessoas vão às igrejas, mas temos tradição de procissões e festas religiosas também", ressaltou.

O encerramento da parte religiosa da Festa do Divino será hoje com a procissão de Pentecostes. O cortejo sairá da Catedral de Santana às 17 horas e percorrerá as principais ruas da região central.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog